ANIVERSÁRIO NO QUIOSQUE DA ROSE E ZINDA GRAÇA FONTIS: FOTO Manoel Ferreira Neto: TEXTO




Lugar-comum por demais dizer que há tempo para as coisas se patentearem, contudo nada há de mais verdadeiro que isto.
----
Frequentador assíduo de botequins, restaurantes, bares, onde escrevo as minhas cositas, jamais pensei que fosse surpreendido por acontecimento inédito. Quantos anos a fio comemorava o aniversário sozinho pelos botequins da vida, sentindo-me por vezes triste e desconsolado, especialmente nos anos 2014, 2015. E nestes anos todos os proprietários nunca me cumprimentaram.
----
A vida carioca em todos os sentidos e dimensões é outra, por vezes até penso que nasci em Estado e cidade errados, deveria ter nascido no Rio de Janeiro. Mas haver nascido em Minas Gerais e Curvelo não significa nada, posso muito bem considerar o Rio de Janeiro como a minha cidade-natal. Faço-o com muito prazer e alegria. Minas Gerais não nego, mas nego Curvelo veementemente.
----
Neste aniversário a surpresa foi imensa, causando-me enorme felicidade. Na Praia da Luz, conheci Rose e Zinda, proprietárias de um Quiosque, onde escrevemos Graça Fontis e eu nossas cositas, tomando uma cerveja, como não poderia deixar de faltar, no Rio de Janeiro a cerveja é companheira de todos os momentos, aqui não se vive sem uma cerveja bem geladinha. Rose e Zinda são as minhas primeiras amigas no Rio, não fiz outras amizades. E como não podia sê-lo de outro modo, as amizades verdadeiras sempre foram as mulheres, senão dois homens que faço questão de identificar, Antônio Nilzo Duarte, escritor memorialista curvelano, e o Prefeito de Curvelo, Maurilio Guimaraes(somos amigos desde a adolescência, quando estudamos juntos no mesmo Colégio).
----
Então... Neste sexuagésimo terceiro aniversário a grande surpresa. Tive o prazer, a felicidade, a alegria de comemorá-lo junto com as amigas proprietárias do Quiosque, Rose e Zinda. Sinceras, verdadeiras, sensíveis, senti bem profundo mesmo a amizade e o carinho delas, aliás, foram elas que fizeram a torta. Convidei-as a sentarem-se em nossa mesa, comemoramos juntos com um bate-papo dos mais agradáveis, uma tarde que jamais esquecerei, levá-la-ei por sempre na vida.
----
As coisas acontecem, quando tem de acontecer. E aconteceu no Rio de Janeiro, junto com a amada Esposa e Companheira Graça Fontis, nosso filho-enteado Léo e as queridas amigas. E aqui ficam a minha eterna gratidão a elas pela amizade e carinho.


#riodejaneiro#, 19 de julho de 2019#

Comentários