#FIM DE FESTA CRÍTICA LITERÁRIA# GRAÇA FONTIS: FOTO Manoel Ferreira Neto: TEXTO




Fim de festa... O mais complexo, difícil de realizar cai nas mãos do organizador, cumpre-lhe deixar nítido e transparente as suas intenções e gratidões. Para mim, então, é sobremodo complicado, tendo de apresentar a minha melhor crítica teria de escolher a de única crítica literária, não cabem privilégios, todas são merecedoras. Assim, escolho não apresentar uma crítica por mim realizada sobre a obra de uma crítica, a intenção fundamental é tecer uma avaliação de algumas características da obra crítica peculiares a cada uma.
----
Graça Fontis, sendo esposa e companheira das artes, traz na sua pena os "olhos da con-templação", em todos os níveis, está sempre observando o homem e o escritor, no quotidiano das coisas e dos objetos, do intelecto e da sensibilidade, e para o seu mergulho enveredou-se na leitura dos filósofos, da literatura erudita, buscando aperfeiçoar os conhecimentos, a sua responsabilidade é o homem por inteiro. Isto em comunhão com o carinho, amor, dedicação, entrega, ternura, sentimentos dalma, a doação por inteira. Surpreendem-me a sua sensibilidade, o modo, estilo, linguagem de comentar, sinceridade e seriedade, respeito e reconhecimento. É o que sempre lhe digo: gafes de críticos são releváveis, mas quando se trata de um casal de artista, um criticando o outro, gafes não são releváveis, cobra-se mais do companheiro do que de qualquer outra pessoa.
----
Assim, a crítica de Graça Fontis é sobremodo relevante: não é apenas uma crítica, é um testemunho real de minha vida de homem e artista, e digo CHAPÉU EM MÃO, as suas contribuições para o meu crescimento, amadurecimento são inestimáveis, aprendo sempre a olhar minha obra e a vida com outros olhos.
----
Ana Júlia Machado, sendo a sua intenção fundamental não apenas a intelectualidade, a erudição, a leitura da obra através das idéias dos grandes filósofos dos tempos, mas a leitura do universo sensível, almático, a alma que habita as letras, os horizontes da "humanidade do ser", é um testemunho de excelência pelo compromisso e responsabilidade com as idéias e pensamentos, e fruto de uma amizade sincera e verdadeira. Digo e com muito orgulho: nestes todos anos de nossas relações de amigos e de críticos, aprendi e aprendo a investigar minha obra com mais acuidade. Graça Fontis já o disse: "Você é mestre dela, Aninha Júlia não se cansa de dizer isto, mas ela é a sua mestra também".
----
Sonia Gonçalves, o seu estilo sensível, intelectual, mesclado com as suas características de boa paulistana, quando é para reconhecer reconhece de modo digno e honrado, a sua intenção fundamental é reconhecer os sons que habitam na estética da obra, ritmos e melodias dos sentimentos em comunhão com o intelecto. Os "sons estéticos" que ela reconhece na obra trouxeram grandes testemunhos desta busca encarniçada que em mim habita do Sublime.
----
Todas, sem quaisquer privilégios, são amigas e críticas que fizeram e fazem as diferenças na minha vida e obra. A minha gratidão, respeito, reconhecimento, amizade a todas.
----
Beijos no coração de todas, e um especial na boca com todo Amor à minha amada Esposa e Companheira das Artes, Graça Fontis


#riodejaneiro#, 31 de julho de 2019#

Comentários