#CONHECE-TE A TI MESMO# GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: AFORISMO




Saio. Caminho. Nada para fazer. Rua da Consolação.
Com certeza, houve modificações, mas metamorfose alguma. Nada além que irresolução e indecisão. Que inventário maravilhoso!
----
O conhecimento da beleza incumbe-se em ir construindo-se. A afeição transbordante de calor. Passo pelo tempo, conhecendo. Não fora Sócrates quem disse, “Homem, conhece-te a ti mesmo...” A imortalidade viva e perspicaz de ternura. Se aqui, “ad absurdum”, o conhecimento da beleza torna-se ainda mais doloroso, uma empresa de longo fôlego. Se lá, “ad infinitum”, o conhecimento da beleza será apenas idéias de mim. Só eu sei o que isto significa. Estar à procura de uma realização, não sabendo onde se encontra: a ausência de compreensão e entendimento. É muito mais profundo.
----
Resta-me agora a tarefa mais difícil para mim, mas também a mais necessária: falar-vos brevemente a meu respeito sem pudor nem vergonha, a fim de dar consistência ao pouco que exponho aos senhores até agora. Porque vos poderíeis ter sido exposto por qualquer outra pessoa, mas, para adquirir um mínimo de valor, deve estar, por assim dizer, encarnado em uma experiência concreta vivida. Melhor dizendo, é preciso mostrar que foi “pago”, porque não foi gratuito, nem, muito menos substituível ou suplantável, ou seja, anônimo e anódino.
----
Se eu entendo, se eu com[preendo]. Se há na verdade com que idealizo? É a manhã que desvela tudo, exaustões e amores. Ignaros cochilam, encarcerados também. A terra afundada, a universalidade imagina destemor e volúpia. Único objeto, numa rocha de treva circulada de tudo, é este sítio que anuvia, vazio de seus mistérios. Amores, ódios não nos são ditos. Aliás, itens... Emudeceram vontades e histerias.
----
O arvoredo sombrio de além confunde-se na generalidade das trevas. E, no meio deste negrume universal, distingo apenas luzes disseminadas, que são convidadas. À distância, na superfície de tudo, há reflexos de fogo descorados, verdes, vermelhos, amarelos.
----
Não fosse o convite, assim tão rápido e compulsivo de atenção, desejando fazer as cenas, como seria este arvoredo sombrio de além? Estivesse sim diante de uma árvore e fosse tomado por estes pensamentos?
Deva de ser mui lindo e charmoso!...
#riodejaneiro#, 30 de julho de 2019#

Comentários