TESOUROS DA VIDA: AMOR E AMIZADE" GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: TEXTO






Existir é viver realmente e de fato o amor e a amizade.


Os homens andamos por caminhos sinuosos, truncados, caminhos complicados e complexos à procura do amor, da amizade - compreende-se: verdadeiros, sinceros, honestos, dignos. Difícil encontrá-los.


Saindo de Minas Gerais para vir encontrar-me com Graça Fontis aqui no Rio, ouvi literalmente de minha irmã: "Mas você está indo atrás de uma mulher. Nem sabe quem é." Nada respondi. Pus as malas no bagageiro do ônibus. E ela era o amor tão esperado: uma mulher digna, honrada, sincera, verdadeira, amorosa, carinhosa, companheira, faz de um tudo para a minha felicidade, alegria, amava o homem como era, não apenas uma admiração que sempre teve pelas minhas "coisinhas literárias". Amava eu as letras, mas ainda não amava a vida, não dava valor à minha vida. E com ela aprendi, venho aprendendo o que é isto a vida, o amor à vida. Aprendi a conciliar o amor às artes e à vida. Tornei-me um homem muitíssimo feliz, e é uma felicidade sentida todas as manhãs, ao acordar, e com aquele pensamento: "Seremos hoje mais felizes que ontem." Verdade: não sei viver sem "Benzinha", como a chamo carinhosamente. Aliás, entre nós não existe aquilo de "Manoel", "Graça", desde o começo assim: "Benzinha", "Benzoca", "Amor", "Mozinho", "Mozica", "Coisa feia do meu coração". Quero ficar bem velhinho junto deste GRANDE AMOR DE MINHA VIDA. Hoje posso dizer que sou um homem maduro, consciente.


Quanto às amizades... No métier literário, ainda mais difícil encontrar amigos de verdade. Nele, rolam tantas hipocrisias, falsidades, jogos de interesses, invejas, despeitos, farsas. Tive-os. Safei-me. E quando me safei, encontrei as amigas verdadeiras, Aninha Júlia, Soninha Son(Sonia Gonçalves), as primeiras escritoras e poetisas que deram valor, reconheceram sem interesses, sem invejas, sem farsas, sem falsidades. Não apenas nas Artes, mas amizade mesma, de coração, amizade real, sempre incentivos, sempre reconhecimentos. Soninha Son me dera um blog. Nascera a primeira netinha de Aninha Júlia, dissera ela: "Aninha Ricardo é netinha também de você e Graça." Amigos na vida.


O amor e amizade fizeram-me a vida de homem e de escritor conciliados, aderidos. Tornaram-lhe consciente de sua felicidade.


#RIODEJANEIRO#, 30 DE MARÇO DE 2019#

Comentários