**AOS INVEJOSOS O MEU ABRAÇO DE TAMANDUÁ** - Manoel Ferreira


Estive pensando com categoria, critério, percuciência seria atitude das mais esplendorosas, lindas, maravilhosas, digna de todos os tributos, elegias, odes, reconhecimentos, se o invejoso rasgasse os seus verbos, dizendo: "Tenho muita inveja de você. Você pode fazer e realizar coisas que não posso eu. Gostaria tanto de ter os seus dons, talentos, seu vigor..." Por questão humanitária, pena, dó, comiseração, poderíamos gastar alguns átimos de segundos de nossas vidas, dando-lhe algumas dicas, ensinando-lhe coisas práticas e eficientes para que realizasse os seus sonhos, rezar na cartilha da eficiência, capacidade, inteligência, sensibilidade. Quiçá demorasse um pouco, mas algo aprenderia e realizaria os seus interesses.
O invejoso sempre prefere as arbitrariedades, gratuidades, viperinidades de todos os naipes para prejudicar, fazer mal ao invejado. São capazes de tudo, o imaginável e o inimaginável. Dizer que não sabem que não adianta ter inveja, esta não vai resolver o seu problema de ineficiência, incapacidade, ignaridade... não é verdade. Sabem que nem debaixo do sapato chegarão com a inveja, o invejado jamais será superado. Então, a única solução é prejudicar o invejado. Aquilo mesmo de "Já que não posso ser você, acabo com você". Acabar com o invejado não resolve coisa alguma. O invejado pode ser acabado, o invejoso vai continuar com a sua ineficiência, incapacidade.
Os invejosos imaginam, fantasiam que me podem vencer com as suas viperinidades. Quanto mais alguém inveja-me, mais lhe mostro outras capacidades, dons e talentos meus, eficiência, faço-lhe sofrer dores insofismáveis e inalienáveis, aumento, duplico, centuplico as suas ineficiências, incapacidades, torno-lhe imbecil, cretino, idiota. Morre comigo atravessado na garganta.
Seria lindo, fantástico, se os invejosos em uníssono gritassem a plenos pulmões: "Sou incapaz, ineficiente, imprestável, inútil... Temos inveja de quem se realiza!" Conforme o nível da humanidade do ser, haveria quem até fizesse os impossíveis para doar talento, dom, inteligência, sensibilidade a estes seres tão pequenos, menores do que o salário do Professor Raimundo.
Mais fácil Mefistófeles fazer milagres, um atrás do outro, do que o invejoso dizer de sua inveja ao outro, confessar-se com dignidade e honra.
Os invejosos e hipócritas não tem leito de flores no regaço de minh´alma. Mantenho distância desse povicho, gentalha, embora sabendo que andam atrás de mim como cachorros sarnentos esfomeados.



Manoel Ferreira Neto
(30 de setembro de 2016)


Comentários