**INTELECTUAL, SUPERSTAR** - Manoel Ferreira


Quem é você, amigo? Não o conheço, todos aqueles anos apenas traçaram um esboço de você. Atrás deste esboço, o medo mais que visível. Em cima do medo, tudo se pode criar, re-criar, in-ventar para envelá-lo.
O que a sua sabedoria, seu intelecto têm a contribuir com as veredas e sendas dos homens? Você, então, pensa que interpretando, analisando as grandes idéias, ciências, sonhos e utopias, irá contribuir com a trans-parência dos princípios cristãos, os valores humanísticos, virtudes humanitárias? Você, então, sente que está na vida deixando sua sensibilidade, espiritualidade, con-templando o pleno das plen-itudes, o símbolo da consciência-estética-ética. Não me leve a mal, não me leve a mal... Mas não são interpretações, análises que irão mostrar os horizontes, universos outros da vida, mas a sensibilidade de sentir o peito, a alma do homem, o espírito que habita o ser da humanidade. Não é o sonho do verbo amar que irá trans-parecer todas as esperanças e fé, mas o verbo amar dos sonhos que irá abrir as janelas do peito, as venezianas do ser para a sublim-idade.
Os filósofos, escritores e cientistas estão em constante diá-logo com a vida, com os pretéritos e indicativos das situações e circunstâncias históricas, e você sente e pensa que tem a res-posta perene para o destino da humanidade, considerando a Dialética da Iluminação. Esquece-se, todavia, da Contradiçao das Luzes da Ribalta. Não me leve a mal, não me leve a mal. Penso que você está vivendo o orgulho de um Superstar da Intelectualidade, da Cultura, da História da Igreja, do Cristianismo, da Cristandade, mas se esqueceu de vasculhar os inter-ditos de sua alma de medos da vida e hesitâncias de con-templar os efêmeros e nadas do estar-no-mundo. Intelecto jamais deu qualquer res-posta para os mistérios, enigmas, segredos da vida, da vida, e jamais dará. Só a sensibilidade pode traçar ao longo do tempo a problemática do homem em todas as dimensões e níveis.
Quem é você? De que está valendo todos os anos de estudo, de pesquisa, de entrega ao sentimento da Vida, a divin-idade do Ser? Mergulhou-se na vaidade do conhecimento, da sabedoria. O Superstar. E a Vida mostra-lhe apenas o abismo sem quaisquer ventos, sem quaisquer sibilos. Vive de confortos, bem-estar, com todas as mordomias, mas a Vida mesma está ausente de você. Será que não enxerga o nada de tudo isso? Será que não vê seus conhecimentos e sabedorias nada têm a contribuir para a história da humanidade?



Manoel Ferreira Neto
(19 de setembro de 2016)


Comentários