**INSCREVA-SE NA LÁPIDE** - Manoel Ferreira


Saber não é ter consciência. A consciência é plenamente ação, sentido. A consciência é responsável por decisões categóricas, radicais, abissais. Momento de outros horizontes, universos, momento de buscas, realizações, interesses, projetos.
Por longos, longos anos, trouxe comigo sabedorias comigo, mas recusava a consciência, por ter de agir, tomar decisões peremptórias. E o pior de tudo: íntimos advertindo-me, aconselhando-me a agir, tomar decisões, virar as costas. Agradecia-lhes o carinho, a amizade, o amor. Por vezes, a confissão da verdade singular, peculiar, pessoal é muito difícil, complicada. Mas a consciência, quando arma seu barraco, instala-o, nada é difícil, complicado: confessar é o mesmo que tomar um cálice de vinho bem saboroso. Meu coração sempre foi mole, bem frágil. No crepúsculo da vida, há-de se endurecer, sem perder a sensibilidade, como diz Che Guevara. Estou endurecendo o coração, sem perder a sensibilidade. Àquelas sabedorias, estou virando as costas. O que interessa primordialmente são a vida, a felicidade, a alegria, os prazeres. Seria que no crepúsculo da vida, não teria forças suficientes para as decisões radicais, deixar o coração mole eternizar-se?
Quem não conhece aqueles dizeres: "Mamãe dizia que...". E a reflexão posterior: "Ah, se eu houvesse ouvido a mamãe..." Não tive mãe para mo dizer: fora ela apenas biológica. Tive mães, quatro, que me criaram, e me disseram todas com as letras em riste: "Viva a sua vida. Esqueça-se de sua família." Não as ouvi. Ainda acreditei que seria possível alguma contacto, relação. No crepúsculo da vida, entendi perfeitamente o que disseram. Estou virando as costas à família. Sou filho de mim próprio. Hoje, minha família é a minha esposa, a minha mulher, a minha companheira Graça Fontis. Agora, sou eu e ela.
Como escritor que sou, a História investigará até ao "talo" as origens. A família, conforme ela, será sempre lembrada. A História pode fazê-lo: é de seu direito insofismável. Particularmente, não assino embaixo.



Manoel Ferreira Neto.
(22 de setembro de 2016)


Comentários

  1. MEU GRANDE AMIGO. UM INTELECTUAL DE MÃO CHEIA. UM POETA E FILÓSOFO DE PENSAMENTO REFINADO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário