PINTORA ESCRITORA E CRÍTICA LITERÁRIA GRAÇA FONTIS CONTRA RESPONDE À PROSA #BALDIOS PRETÉRITOS DE AMANHÃ#




Aiaiai... excelente resposta, amor, mas, como homem nada... se tudo faz dentro das letras?... É que você se apraz em confundir meu cérebro rsrs, tudo bem, para mim és homem tudo menos o nada! Beijinhos...


Graça Fontis
****
Não me aprazo em confundi-la, meu Amor! Minha filosofia é do Nada/Vazio, é nesta trilha que sigo os meus passos. Não fosse a filosofia do Nada/Vazio, não estaria no degrau em que me encontro, não poderia fazer tudo dentro das letras. Aliás, não seria Eu, o Nada/Vazio é a minha identidade. Beijos no coração!


Manoel Ferreira Neto
*****
PINTORA ESCRITORA-POETISA E CRÍTICA LITERÁRIA Graça Fontis RESPONDE À PROSA #BALDIOS PRETÉRITOS DE AMANHÃ#
****
Grata, meu querido, já são quatro natais juntos e felizes, que continuemos assim pelos anos vindouros... quanto ao texto... impossível não gostar, amo suas viagens em horas de silêncio e introspecção, apesar dessa solidão, para mim, incompreensível, já que estou em tempo integral te solicitando rsrs... e mesmo quando pareço distante, estou mais perto do que pensas, meu amor, mas quem sabe um dia entenda essa solidão! Beijinhos....
Graça Fontis
****
Não tinha a mínima noção de que você estaria respondendo a este poema que compus para comemorar o nosso Natal. Ao mesmo tempo, estava eu escrevendo outro poema.
****
Rostos familiares, entes queridos reunidos,
Em torno de mim,
Risos enchem o ar, a época convida à felícia,
Portas e janelas abertas para o nascimento de quimeras,
Re-nascimento da força, da cor-agem de labutas
Por novas conquistas, novas realizações,
Sua graça meiga, sua graça terna me rodeiam,
A sua Cáritas sensivel me toma o peito,
Todo mundo aqui,
Silêncio de mim... Solidão...
Fora da porta da varanda, recanto dos encontros,
Algazarras, diversões,
Músicas altas,
Sonho com você em todos os instantes,
Silencio-me a mim mesmo na multidão,
Isolo-me... a solidão convida-me aos monólogos...
Não se preocupe em compreender
Tamanho silêncio, tamanha solidão na multidão...
O importante é que sou feliz de mãos entrelaçadas com você,
Somos felizes nesta jornada de quimeras.
****
Eis aqui a minha resposta ao seu comentário, à minha solidão e silêncio na multidão.... Homem-silêncio... Homem-solidão... Homem-nada....
***
BALDIOS PRETÉRITOS DE AMANHÃ#
GRAÇA FONTIS: PINTURA
Manoel Ferreira Neto: PROSA
****
Prometi-lhe, meu Amor querido, Graça Fontis, escreveria algo com uma das fotos de nosso Natal em casa de nosso filho-enteado Júlio Cesar Fontis.
Feliz Natal, meu Benzinho lindo. Beijos no coração!
****
Liberdade...
A morte na alma, o baldio nos desejos e querências, o caos nos becos sem saída das ilusões e fantasias, sarapalhas de margens ao longo de campesinas estradas de solidão e silêncio...
****
A vida pulsa os ardentes sentimentos e emoções de con-templar a distância, sabê-la, senti-la, conhecê-la, segui-la de sonhos e esperanças, solitário vivenciá-la, a alma prazerosa, momento, instante de sentir, assimilar éritos e éresis do in-fin-itivo, tudo atrás é lendário, causos, mitos, lendas, mentiras, adiante outros cafundós, outras luzes vagalumeando, outras neblinas, neves, garoas a cobrirem as serras, a impedirem a visão além...
****
Cor-agem, ousadia, deambular no des-conhecido, perambular no in-audito, devanear nos mistérios e enigmas do verbo e do ser, vagabundear nos becos escuros tendo apenas a lua e as estrelas como capachas da desolação e abandono no mundo velho e sem porteiras...
****
Signos, símbolos, linguísticas, semânticas, metáforas nas bordas, fronteiras, cancelas e essências da vida que numina suas novas perspectivas. Solitário, sozinho, verdadeiro re-presentante do vagabundo, andarilho, jogado nas circunstâncias das náuseas con-ting-enciais, o mundo caindo aos pedaços, a terra des-fazendo-se, dilúvio de absolutos, efêmeros, eternos, até mesmo dos etéreos, mas, todavia, contudo, a querência do "sou" no verbo das eidéticas do tempo, nas elipses das ipseidades das trans-cendências, amanhã será outro dia, mesmo que os pretéritos de ontem antes de quaisquer ontens e pretéritos tenham sido o caos da alma na morte, a morte da alma no caos, apocalipse de genesis...
****
Liberdade...
Os contrários se encontram no in-finito, os iguais entre-laçam as mãos nas prefundas do inferno onde se aquecem dos invernos do mesmo e mesmidades. Quiçá ninguém entenda e compreenda que as letras nascidas no movimento da esfera da pena, jorrando tinta, sob o sabor delicioso de uma bebida, transeuntes observando, ad-mirados, surpresos, espantados, estupidificados - vale a pena tanta solidão, apenas com uma pena na mão? - sob o sabor delicioso de uma bebida, negligencie, subestime os valores eternos, mas as letras bordadas de góticos ornamentos são verdades do trans-cendente, sentimento íntimo do ser livre verbalizando ausências da perfeição, a falta da verdade incólume e insofismável, a falha das etern-itudes do bem e do mal...
****
Liberdade. Solidão. Sozinho. Solitário. Deserto. E me disseram: "Não sabe o que vai lhe acontecer!" Resposta simples: "O mundo pode cair aos pedaços, não choro."
Sentimentos, sensações, emoções. Tristezas, angústias, medos. O que são? Nada, nonada. Cumpre-se seguir, trilhar as alamedas, nada é eterno, tudo é efêmero, breve sorriso no rosto, o sentido é ambíguo, as perspectivas foram re-versadas, in-versaram-se as semânticas. O in-verno no ser, carências, frio, nalgum sítio do in-finito lenhadores aquecem-se com as chamas das lenhas que colheram na floresta de confins na lareira do tempo, quiça com um cachimbo ou charuto no canto da boca...
*****
Liberdade. Abertas as venezianas da noite, o vazio ao longe, claridade diáfana, abertas as janelas da madrugada, luzes e raios de sol - amanhecer?, aurora de um novo tempo? alvorecer de outros sonhos e esperanças? Nada disso. Janelas da madrugada abertas. Silêncio.
****
Liberdade não é fazer o que se quer, mas querer o que se faz. Frase de efeito, lugar-comum. Ser livre é trilhar as alamedas da solidão, seguir só as sendas e veredas do nada, nada é eterno, tudo é efêmero, alfim a sabedoria de o In-finito ser o porto de onde à distância sente-se profundo, as estradas trilhadas, a consumação dos feitos queridos, os éritos tornam-se legendas do tempo, tornam-se lendas do não-ser, abrem-se as frestas e frinchas, trajecto... verbo... sentimento...


#riodejaneiro, 25 de dezembro de 2019#

Comentários