**RAZÃO, MISTÉRIOS E ASNICES TRANSCENDEM A ETERNIDADE** TITULO E PINTURA: Graça Fontis AFORISMO: Manoel Ferreira Neto



Será que haveria alguém apto a responder a diferença primordial entre o asno e o homem, sem partir da racionalidade e instinto, sem partir da certeza de piada, a resposta será irônica, risível? Talvez houvesse quem dissesse ser ela sui generis: as orelhas do asno balançam, as do homem permanecem inertes até que as cinzas descansem na manhã esplendorosa. Há homens de inteligência soberana. A diferença da natureza humana e a natureza ásnica, qual é? Haveria quem respondesse? Se alguém ousasse fazê-lo, seria ridicularizado: se sabe a diferença, é que nele habita ambas. O homem é por demais imbecil. Justamente estes homens que conhecem as diferenças, elencando-as, explicando-as com dignidade e conhecimento, é que podem ser considerados da raça humana. Deus fora justo com os animais: doara gratuitamente aos homens os instintos. Cabia-lhes a escolha: viveriam a razão ou o instinto, viveriam somente a razão. Escolhi a primeira opção: seria modo de igualar-me à raça humana, sem perder as características dos equus asinus.
===
Aliás, algumas vozes que ouço, além do intérprete da música, me aconselham generosa e gentilmente que tome cuidado para não cair nos becos, alamedas, avenidas, o tombo será muito grande, pela primeira vez irei ver-me com as patas para cima; aconselham-me estas vozes que tome muito cuidado. A embófia é péssima companheira. Desconfio que, de banda, olham-me, estão mui preocupados com o que venho relinchando, são coisas mui sérias. Que asnice a minha? Aliás, muito natural. Mas para estarem preocupados seria preciso que tivessem não só a certeza de que sou asno pensador mas também saberem o que venho pensando. Isto não sabem, e ninguém em sã consciência iria aceitar aperfeiçoar-se nos instintos ásnicos para perceber e intuir a seriedade de todas as idéias e pensamentos que expresso na minha cachola instintiva.
====
O mundo caminha pela rua num sim ou não, esperando ver a cruz de Cristo. Juro! Não se deve jurar a falsidade. O reencontro com a vida fica difícil. Os instrumentos do amor querem saber onde há paz possível para se amar. A natureza está em silêncio e eu não sei porque pensei na velhice, na morte.
====
O que seria da imortalidade, eternidade, se não houvessem mistérios insolúveis, mas é isto mesmo que impulsiona à continuidade da busca de sabê-los e conhecê-los. Por último, há os que compreendem, a eles relincho: “Ótimo, compreenderam a profundidade dos relinchos acabo de emitir. O que é que vão fazer com este entendimento?”. Nada respondem. Sempre desejaram entender algo, entenderam, aí a ociosidade plena e absoluta. Mas não é assim. Posso garantir. Chegar a compreender os relinchos serão necessários séculos, milênios. Aí é que está o valor deles, vão servir para todo o sempre, as idéias que neles habitam são em demasia profundas no que tange à contingência e transcendência.
====
Se há algo que aprecio é a asnice, relinchar asnice – se for espremer os miolos, apesar de uma coisa não ter relação alguma com a outra, sem qualquer senso, no fritar dos ovos, verá que há coelhos bem interessantes atrás dos matos, os matos que há atrás dos coelhos são conhecidos por eles. Asnice não é conversa fiada, se houvesse quem interpretasse os relinchos que emito teria em mãos um tratado de estética dos mais substanciosos, enquanto na conversa fiada tudo é perfeitamente insosso.
====
- Amando a ilha.
Que ilha?
====
- Da Grécia.
Tem sentido?
====
- O que é que tem sentido?
====
- O que é que tem sentido... Talvez nada tenha sentido, ou o sentido é justamente o nada. Falar de ilha?
====
- Por que?
Não conheço ilhas. Imagino-as tão longe, tão distante.
====
- E o mar?
Também não.
====
- A Grécia?
Muito menos...
====
- Você está certo, poeta!
Por que?
====
- Filosofando...


#riodejaneiro, 15 de dezembro de 2019#

Comentários