#MULTI-PLORANDO A ILUMINAÇÃO DE CORPOS# GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: AFORISMO



Igualdade: Ritmos e sons unificados nas dialécticas das músicas que inspiram a não-existência de ideologias morais e éticas, raciais e do poder, Nous e Theos de linguagem e estilo além das línguas defectivas que multifacelam ideais do perpétuo, verdades da con-tingência.
*****
Aléns de portos e mares, deveis amar o país dos vossos filhos, deveis educar a cultura e artes de vossas nações, deveis civilizar os princípios morais e éticos de vosso povo: seja este amor a vossa nobreza.
*****
Não é para trás que a vossa nobreza deve olhar, mas para a frente, em direção aos horizontes desconhecidos das possibilidades múltiplas do "outro". Ilusões, quimeras, verbalizando as velas soltas ao vento, fantasias, imaginárias vontades - Travessia de con-tingências históricas, artísticas, culturais, espirituais, às trans-cendências do espírito, eivado da essência do encontro e realização da plen-itude, Olimpo dos Deuses, a estenderem as águas livres de pressa, de margens, per-curso determinado, destinado, ao longo das sendas e veredas de mares, caminho dos louvores.
****
Pectiva ingente do sem-alma
Inter-ditando o fingimento da alma do deserto
Ads-tringência do calor milenar
Multi-plicando as vertentes que fraseiam
Os re-versos in-versos das estrelas que incidem
Aos passos as cinzas absolutas
O vaga-lume da luz imagística concebendo
De miríades de raios esperanças da semente
O sublime mineral dos ossos, cinzas, nada
Des-carne das fantasias da perfeição,
Que nas fontes de sarapalhados prazeres, clímaces
Multi-temploram a iluminação de corpos
Re-vestidos de gerúndios do gozo.
*****
Aléns de portos e mares, como toda palavra é meiga! como toda prosa é magia de conhecimento e sabedoria, como todo poema é a-nunciação da beleza e esplendor da vida, como toda Arte é a estesia das esperanças e da fé.


#riodejaneiro, 21 de dezembro de 2019#

Comentários