Ao caríssimo Prefeito Municipal de Piti Biraba e Piti Birabenses, senhor Erguino Paduçú. Graça Fontis: Pintura Manoel Ferreira Neto: SÁTIRA



Epígrafe:


"Se jogar um homem de sucesso no Rio das Pulgas, efetivamente sairá de lá começando a pensar suas jegadas e jeguices"
====
Equinos cumprimentos, sua Excelência.
====


Por primeira instância, os meus cordiais prazeres dos instintos por vos dirigir a palavra jeguiana, conhecer-vos, agradecimentos e gratidões além de todas as virtudes, valores, sinceridades a vós e à população, estando neste evento os digníssimos representantes da Secretária de Cultura, amigos políticos e individuais, a todos os presentes, sendo estes os motivos de minhas dirigências a vós todos.
====
Sinto-me, em verdade, orgulhoso, envaidecido de um equus asinus como todos de raça, estirpe, nesta época de Natal aí na terra, não vos esquecendo de que sou já falecido há alguns anos, entreguei os coices ao eterno na Fazenda dos Bois, de propriedade da família Neves, Guido, Fomá Fomich, Beatriz Escullaxo, senhora de meu grande amigo Guido. Presente tão elevado, Excelência! Inda mais presente de natal, aí é que a elevância trans-cende os limites das razão e dos instintos, vamos pensar o intelecto noutras visões. Chamava-me Guido de seu Asno Intelectual. O Cine Teatro Piti Biraba, a partir de 15 de dezembro... chamar-se Cine Teatro Incitatus da Fazenda dos Bois, um jegue intelectual que está transformando o pensamento dos homens com as histórias de Guido Neves, quem conviveu realmente com Incitatus, intuindo-lhe a pensar a sua jeguística intelectual
=====
Acontece até com o jegue Incitatus, já que outro inda não surgiu no mundo, mas tive vida solitária no métier dos jegues, não conheceram as minhas jeguices, não é verdade, sua Excelência? Refiro-me àquilo de as celebridades das Artes, das Ciências, do Conhecimento receberem os louvores post mortem, o que é bastante triste, desolador. Contudo, isto é lá com os seres humanos. Recebendo este louvor tão requintado, um Cine Teatro, espaço das Artes e dos Eventos Sociais, tão magnânimo, receber o meu nome. Se ainda estivesse no mundo, creio o resto dos dentes que me sobraram, morri já idoso, talvez caíssem de tão forte emoção. Seria esquisitíssimo se me houvesse sido dado o dom da fala, velho banguela jegueando os pensamentos.
====
Não compreendo a razão, em que isto está fundado, as origens desta honra. Não fui personalidade da cultura de modo algum, para todos apenas um puxador de carroça, nada mais fui na terra, nada mais sou aqui na eternidade, nenhum cientista, artista, pensador, a quem se tributam estes méritos.
====
Neste evento, sua Excelência inaugura o Cine Teatro Incitatus da Fazenda dos Bois, dizendo vós haver eu sido um grande pensador, um jegue intelectual, coisa que jamais houvera, não haverá, serei o único. Paradoxos, não é verdade? Minhas idéias estarem contribuindo sobremodo para a consciência universal jeguiana, transformando a cultura, as artes, a consciência dos homens.
====
Evidente, Guido Neves tinha essas dúvidas: se apenas o corpo era de equus asinus, mas pensava, sentia como os humanos, e não tinha o dom da fala, pensava com o rabo e patas, embora conservando os instintos naturais. Pensava, cogitava, sentia como o homem. Assim soubéreis todos vós a partir das histórias de Guido Neves por onde ele passa, o que intuíra e percebera de como pensava eu, como a minha cachola funcionava pensando, estão conforme o retrato de mim pensar. Em dizendo de assim pensar, sua Excelência, não concordais comigo quem louva jegue quer distância dos humanos, vice-versa. A Secretária de Cultura de Piti Biraba estar a louvar-me significa que o Cine Teatro só receberá os Jegues, os que louvam as minhas jegadas e jeguices, os que a mim imortalizam, os outros que frequentem o Cine Brasil. Só haverá espetáculos e eventos para os meus seguidores. Isto é ab-surdo, não endosso em qualquer ponto de vista. Mas a população concorda, o que posso fazer é aceitar, agradecer, abaixar as orelhas, aqui na eternidade abaixam e levantam à beça, é tanta personalidade para cumprimentar, seja como for, por influência de Ratto Neves, estou no meio dos espíritos dos homens, e com quem mais o faço é João Sem Terra, um filósofo lá das terras francesas, e novidade, aqui troco dedos de prosa com eles.
====
Agora, com a vossa data vênia, considereis vós o intelectual que sou, a população aceita, con-sente, à prova, ser de tamanha índole, intelectual e humanística, seja que tramóia estiver envolvida neste súpero louvor às minhas jegadas e jeguices, uma das etiquetas máximas do meio artístico, social, não participo em quaisquer pontos de vista. O que existe de tramóia no meio político é de arrepiar. Embora meu amigo querido estará sempre participando, confio na sua integridade, na sua consciência universal como advogado e como homem, não deixará ferir o meu nome e as minhas idéias. Fomos alguns anos de minha vida amigos íntimos, a família Neves tinha verdadeiro carinho e amor por mim, levei algumas vezes Beatriz Escullaxo e Guido a passearem de charrete à beira do Rio das Pulgas, piqueniques domingueiros. Exilei-me na Fazenda dos Bois, queriam-me esganar em Atenas Atéia, enviei uma missiva ao Sr. Prefeito, daqueles desaforos relaxados, os atenienses não gostavam de mim, alguns me achavam bem estranho, não parecia um jegue, fosse humano, não era nada de intelectual, metido a sê-lo.
=====
Deixei esta segunda instância para despedir-me de vós e de todos aqui presentes neste evento, para mim de muito orgulho, relinchadas primorosas, sua Excelência Erguino Padaçú. Trata-se de eu nem conhecer a cidade de Piti Biraba, a fazenda é no centro-norte, Piti Biraba é no sudeste. Se a minha equina cachola está nos seus conformes, a travessia do mundo para a eternidade é transformadora, algumas coisas ficam no mundo, não a memória, vale ressaltar, ouvi Guido dizer sobre ela umas duas vezes apenas, no concernente aos paducenses, a ninguém conheço.
====
Compreendo a questão com perfeição. As minhas idéias e pensamentos, jeguices e jegadas estão rolando estradas, através de meu "amiguinho querido". Quem sabe algum dia chegarão às Oropa, como dizia Ratto Neves. Já imaginastes, Sua Excelência Erguino Paduçú, minhas ideias e pensamentos por lá rolando, os oropeus zurrando, relinchando! Daqui da eternidade, é-me permitido professar sem qualquer medo de cometer asnada. Serei reconhecido nas Oropa. Tenho notícias de que Guido Neves e Beatriz Escullaxo vão passear lá no início do próximo ano. Querem conhecer a França e Portugal. Em Portugal as minhas idéias estarão presentes.
====
A minha resposta, ditei-vos no ouvido bem sussurradinha, a este tributo de tão grande elevação intelectual jeguística a este simples equus asinus que inventou de pensar e cogitar para escapar dos nonsenses humanos. Leria, após a vossa.
====
Lendas.... Lendas...
Mitos... Mitos....
====
À população de Piti Biraba, a todas as autoridades, artistas, cientistas, a minha eterna Gratidão por de agora em diante Cine Teatro Incitatus da Fazenda dos Bois.
===
Adeus... Sigo agora as minhas jegadas e jeguices na eternidade.
====
Atenciosamente,
Incitatus da Fazenda dos Bois.


#riodejaneiro, 16 de dezembro de 2019

Comentários