SONIA GONÇALVES ESCRITORA POETISA E CRÍTICA LITERÁRIA COMENTA O TEXTO /**ALBERTO CAIEIRO E EU**//




Lindo texto Manu, de uma profundidade a toda prosa que diz e prova o dizer Também adoro os heterônimos de Pessoa, penso eu que toda pessoa têm dentro de si vários...O que ás vezes pode ser confundido com loucura do ser; os atores ao meu ver podem botar esses outros seres de nós para fora, por isso são tão fascinantes, nós escritores os libertamos nas escritas, mas após o término do texto eles voltam ao nosso interior e continuam ali num cantinho só deles entre vários nomes que criamos para eles ou não, pois muitos permanecem ali até nossa morte anônimos de tudo. Bem se me perguntarem o que quero ser até hoje vou dizer que não sei, pois sempre quis e quero e sou muitos e muitas...Alguns dizem que é falta de objetivo se fixar em algo ou alguém...Pode até ser que sim...mas com certeza a maior certeza que tenho é que gosto de escrever e ler e adoro ler suas reflexões e conclusões, pois tua visão é de alguém que já viveu e devorou as letras e a vida nua e crua... Obrigada pelo texto que me fez libertar outro alguém de mim também! Bjosss Manu...Lindo dia!


Sonia Gonçalves
(04 DE MARÇO DE 2016)


**ALBERTO CAIEIRO E EU**


Quando conheci Alberto Caeiro, aos dezessete anos, nas aulas de Literatura no Curso de Magistério, Instituto Santo Antônio/Curvelo, com a professora Vilma Simões, apaixonei-me de paixão des-enfreada, alucinada.


Há um verso num poema dele "O universo não é uma idéia minha", verso que custou à professora meia hora após o término das aulas, na sala dos professores, para me explicar o que Alberto Caeiro queria dizer com o universo não é idéia dele.
Ao longo da vida, vamos acumulando paixões literárias, poéticas, filosóficas. Na época da faculdade, a paixão literária era outro heterônimo de Fernando Pessoa, Álvaro de Campos, muito embora já houvesse sentido grande atraçao por ele nas aulas de Vilma Simões. Escrevi uma análise de A TABACARIA para um trabalho de Literatura Portuguesa, o professor carregou este ensaio, prometendo devolver-mo, nunca mais o vi - não tinha cópia.


O mais interessante da vida são os sonhos. Desde a adolescência, queria viver a simplicidade da vida, a vida como práxis. Ficcionei aqui, imaginei ali, fantasiei acolá. E sempre o questionamento: "O que é isto - práxis da vida?". Compreender já havia compreendido, entender era a questão. Só na vida, ao longo dela.


Passaram-se quarenta e três anos para que sentisse íntimo o que é isto - viver a vida como práxis, alfim hoje estou entendendo isto profundamente,


É tudo sim o que quero: viver a vida como práxis, viver a simplicidade da vida. **LIRISMO PUNGENTE** nasceu de uma lembrança: no Natal do ano passado alguém conhecido num encontrou fortuito e, almoçando num restaurante, perguntou-me: "Agora que você vai fazer 60(sessenta) anos, o que deseja da vida?" Respondi-lhe que nesta idade começam as grandes re-flexões, as ansiedades da realização dos sonhos passaram, desejava viver simplesmente. Era até muito interessante a sua pergunta porque o sonho da realização das letras estava acontecendo à soleira dos sessenta anos. E viver simplesmente significava sentir a vida na sua simplicidade, e para isto mister mergulhar mais fundo ainda em mim, saber-me as profundidades e profundezas.


Estava descansando um pouco, deitado. Levantei-me da cama e compus o texto, pensando naquela famosa pergunta que às crianças é feita: "O que quer ser, quando crescer?" Já cresci, quero a vida na plenitude da simplicidade, mesmo sendo a vida de escritor hermética e complicada.
Nem me lembrei de Alberto Caieiro, de minha paixão apaixonada por ele. Aí está uma das obrigações do crítico: fazer o escritor remeter-se ao Inconsciente, à Memória, trazer-lhes à luz.


Alberto Caieiro sempre fora a paixão dos heterônimos de Fernando Pessoa. Há a paixão também por Álvaro de Campos, mas esta é do tempo das intelectualidades, dos desejos intelectuais. Álvaro de Campos era o sonho da vida, viver a vida. Aquilo mesmo de "Como é que quero viver a minha vida?", que todo adolescente faz.


Manoel Ferreira Neto.
(04 de março de 2016)


(**RIO DE JANEIRO**, 28 DE MAIO DE 2018)


Comentários