#AFORISMO 799/ REDIL SEGURO DE UMA PUERÍCIA (Título criado, escrito e revisado em 22.07.2004)



Deixai-me, antes, esclarecer o significado destes termos do título, supondo que vós não conheceis, e, de imediato, ao receber do carteiro a correspondência em resposta ao vosso cartão por ocasião de minha data natalícia, que, aliás, fez-vos olhar de soslaio numa atitude de o que significam essas palavras, intensificando o desejo de saber o que mesmo estou a vos responder, deixando para outra hora olhar no dicionário o que significam e assim podendo ainda mais tornar límpidos os sentimentos que nestas palavras habitam por vossa consideração e respeito, vosso reconhecimento e amizade, o que vos agradeço.

Bem, redil é um curral, não o curral para bois e cavalos – aliás, não fazemos esta distinção, se vimos animais de lá ou cabras num espaço aberto, chamamos de curral, mas em relação ao que nos é conhecido, o que o Português de nossos professores nos legaram. Sim... Redil é um curral para animais de lã ou cabras.

Resta-me, então, esclarecer o significado de “puerícia”. Se vos disserdes que o Aurélio só apresenta um único sentido. Então, para que vós possais deliciar com o nível dessa missiva em resposta aos vossos cumprimentos por ocasião de meu aniversário natalício, pergunto-vos. Há o que no mundo que na velhice anda de três, na fase adulta anda de dois, na velhice de três. Há quando se arrasta pelo chão. Se vós já sabeis a resposta, ótimo. E muito simples, não. Agora, se vós ainda não sabeis que resposta há a ser dada, devo-lhe lembrar que são os seres protegidos de Deus. Sim, são as crianças. E é na infância que se arrastam pelo chão.

Se vos houverdes seguido a tradição do enigma a ser descoberto, creio que seria um tempo enorme perdido estar a vos escrever a respeito, quando responderia de um só golpe, como o jogar desafortunado que com um abanão das mãos espalha as cartas sobre a mesa, assim podendo haver aproveitado para outras considerações e respeitos.

Então, já podeis entender o que o título à resposta significa: “Curral seguro de minha infância”. O que isto quer dizer?
Estando os termos definidos, o que facilita muitíssimo a leitura, por já se intuir os sentimentos e emoções, os desejos de revelação do espírito e da alma, posso prosseguir.
Escrevestes em vosso cartão: “É com alegria que nesta data cumprimento-lhe de maneira muito especial, pela passagem do seu aniversário natalício. Rogando a Deus que lhe dê muita saúde, felicidade e paz. Para que você, sendo esta pessoa especial dotado de brilhante inteligência e devotamento às letras e sentimentos humanísticos é um expoente de vida tão útil a muitas pessoas”.

Dizei-vos da brilhante inteligência e devotamento às letras. Não vos esqueçais, e isto vos peço com respeito e consideração, de que na infância é que tudo se revelou, fora quando as letras se tornaram um só a ser realizado, o que me causa muito orgulho e satisfação. E é nestas vossas palavras que me inspiro para responder ao vosso cartão.

Às vezes, sentado de por baixo do pé de jabuticabeira, lendo os meus livros, presenciava ao pastor levar as suas ovelhas, carneiros, cabritos para o curral, recebendo lá os cuidados merecidos, a alimentação para a continuação da vida. Imaginava, então, que o pastor após alimentar seu rebanho, dirigia-lhes a palavra, contando histórias inúmeras de suas experiências, de pessoas amigas e conhecidas, das bobagens dos adultos, de seus sofrimentos e sonhos, necessidades e urgências.

De repente, era eu uma ovelha ou um cabrito ou um carneiro, ouvindo as histórias do pastor. O livro era o pastor, o que me contava as histórias, e, por serem livros clássicos, uma linguagem universal, culta, erudita, o que mais me fascinava eram a pronúncia dos termos, e a todo momento interrompendo a leitura e perguntando o que significavam aquelas palavras tão difíceis. Observava ele o imenso prazer que sentia com o conhecimento do sentido, e aquela vontade tresloucada de os guardar a todos, de armazenar nalguma estante de minha alma.

Agradeço-vos pelos valores em mim depositados, e, por virem de vós, posso sentir e pensar a seriedade e honestidade, o que há neles de reais em vosso peito, todavia a responsabilidade de representar esses valores aos amigos, conhecidos, é intensa, por simplesmente ser fundamental ouvir a voz, a fala do pastor, deixando-lhe livre para as suas mensagens e desejos, ensinamentos e vontades, transformando o espírito à busca do verbo amar, e muitas vezes acredito sim nada dizer em especial, algo que desperte os íntimos para as buscas do verbo amar, não importando o que trazemos muito íntimo em nós mesmos, em verdade ainda não tive a ousadia de sair do redil seguro da puerícia, entregando-me inteiro às seriedades e sinceridades, o que aprendi com as palavras fora a brincadeira, o divertimento, os prazeres destes jogos com os sentidos e sentimentos, isto que nos habita e desejamos tanto revelar a todos os ventos e seus sibilos de entre as serras.

Digo-vos que não estou elaborando de modo às coisas mostradas, sentimentos revelados, mostrem algo de especial. Acredito que as relações com os acontecimentos da infância, aquando lendo as minhas obras, sentado de por baixo da jabuticabeira, passar um homem levando o seu rebanho para o curral, tenha sido feliz com esta imagem, com esta relação com as letras.

Contudo, era o que sentia na infância com a passagem das ovelhas à porta de minha residência. Tendo se referido ao devotamento às letras, lembrou-me súbito o devotamento do pastor às suas ovelhas.

Se essa missiva em resposta ao seu cartão de aniversário é em absoluto despropositada, peço-vos a devida compreensão, mas não me teria sido possível se não fosse através desse nonsense, dessa infelicidade com as relações estabelecidas, não sendo por haver ingenuidade, inocência, simplicidade, mas por não haver empolgação com as palavras, elevando-as a sentidos espirituais que às vezes escapam aos olhos.

Agradeço-vos íntima e espiritualmente as palavras a mim dirigidas, os reconhecimentos e desejos de outras conquistas, valores, virtudes, a partir de uma entrega sem fronteiras e limites às palavras, a isto que se tornou a vida e a busca de Vida, o sentido de viver e a Esperança, o sentir de Amor Sonho...

Manoel Ferreira Neto

(#RIO DE JANEIRO#, 29 DE MAIO DE 2018)

Comentários