#INTERCÂMBIO CULTURAL E INTELECTUAL# Manoel Ferreira Neto: TEXTO




Seguir a trajetória intelectual de escritor, poeta significa estar seguindo-lhe a cada passo dado, a cada texto escrito que nos oferecem, os seus crescimentos, desenvolvimentos, o que está legando de novo na escrita, idéias, pensamentos, ideais, para que se possa avaliar sua obra, mergulhar profundo no uni-verso inter-dito, re-colhendo-lhe e a-colhendo-lhe o eidos na difícil jornada da compreensão e entendimento do escritor e da obra, as suas origens individuais, as suas origens intelectuais, as origens da obra.


Se o seguir-lhe a trajetória intelectual é jornada difícil, imaginar o seguir a trajetória de um crítico literário, coloque-se mais lenha nesta lareira, as dificuldades do entendimento e compreensão são centenas de milhares de outras dificuldades, pois que abrange o crescimento de sua visão da obra do criticado a cada novo texto ou poema que lança no mundo, seus crescimentos, desenvolvimentos, amadurecimentos, e o mergulho mais profundo da visão que adquire/adquiriu em sua jornada. Seguir a obra do escritor/poeta, do crítico é ainda mais difícil, pois se tem de segui-la conservando os conhecimentos e compreensões de ambos, desenvolvendo e amadurecendo a própria crítica, a obra vista aos linces de seus olhos. Inda mais difícil, requer a sua autenticidade.


Desde o início, 2013, Ana Júlia Machado segue a nossa jornada das letras, criticando-a, seguindo com categoria e excelência todos os passos de uma crítica, mostrando o escritor e a obra, desvendando-nos e envelando-nos os mistérios e enigmas, esclarecendo e clarificando nossas idéias, pensamentos, ideais, sonhos, esperanças, especialmente a origem deles. Uma jornada que aprendemos que a partir do lançamento de uma obra esta não apenas não lhe pertence mais, mas que é mister sair de nosso universo, ler-nos como crítico, ler-nos sob o lince de nossos olhos e dos linces da visão-da-obra de Ana Júlia Machado. Proporcionou-nos este intercâmbio intelectual com a crítica o conhecimento e entendimento de nossas idéias, da nossa criação, do pensamento que cresce, desenvolve, amadurece, a própria visão das dimensões estéticas, filosóficas, éticas de nossa obra, a consciência-estética-ética. Jornada que nos enriqueceu sobremodo, legou-nos o mergulho nosso próprio na filosofia que segue os seus passos na obra.


O senso comum dos leitores não atinge este nível de uma jornada de seguir a trajetória do escritor, do poeta. São coisas de intelectuais, de críticos, especialistas, mestres, doutores. Mas há leitores a quem interessa bastante este saber e conhecer, noutra linguagem, querem saber de tudo sobre o escritor, sobre a obra, quer conhecer-lhes, extrair deles lições e aprendizagens.


Pensando em todas estas cositas, é que decidi apresentar as críticas da escritora, poetisa, crítica literária, feitas no passado, juntamente com as que está produzindo nos dias atuais, para o leitor perceber-lhe, saber-lhe os crescimentos, amadurecimentos, a trajetória de sua visão do homem e do escritor, nossa visão estética e ética, sonhos, esperanças. Para nós próprios, uma experiência inestimável pois que estamos inda mais crescendo em nosso pensamento, em nossa existência, coisas antes não vistas vistas agora, a amplitude que estamos absorvendo, assimilando é imensa.


Este projecto, apresentação deste intercâmbio crítico e intelectual entre nós e Ana Júlia Machado, foi planejado para vigorar durante mês e meio, encerrando exatamente no dia 17 de julho de 2018.


A querida e inestimada amiga, o nosso "Gracias Muchas" por esta amizade tão verdadeira e pelo intercâmbio tão autêntico, leal, fiel.


(**RIO DE JANEIRO**, 20 DE MAIO DE 2018)


Comentários