ANA JÚLIA MACHADO ESCRITORA POETISA E CRÍTICA LITERÁRIA POETIZA O AFORISMO 762 /**PRELÚDIOS DA LUZ DO SOL**/



**PRELÚDIOS DA LUZ DO SOL**
Manoel Ferreira Neto.


Frialdades lusco-fuscos de fantasias amorosas
Onde há muito carpido na vida,
Sofrimentos que açoitam almas de rebo,
E onde a existência bolha e a seiva progride,
Vive a ferida em seu âmago.
No desvario, contudo, da exaltação incandescente
Da dita veloz e efémera
A alma rasga a aparência tormentas
Para alegrando-se latejar alegre.
Assim a multidão involuntária vai-se,
Muitos que consomem do deleite o troféu
Experimentam na alma a mágoa incerta.
E entre a contusão que disfarça perpétua restringe
A humanidade ri-se e ri-se arrebatada
No folguedo inacabável da existência.
Onde Frialdades ocasos de devaneios amorosos...
Ânsia da independência
Paisagens de frialdades no rudimentar da claridade


Ana Júlia Machado


#AFORISMO 762/


PRELÚDIOS DA LUZ DO SOL#
GRAÇA FONTIS: PINTURA/ARTE ILUSTRATIVA
Manoel Ferreira Neto: AFORISMO


Neves crepusculares de sonhos idílicos, trans-bordando de invisíveis verbos in-auditos águas laminadas de voluptuosos volos voláteis além dos horizontes cristalizados de serenas e suaves manhãs... além dos tempos diamantizados de delíquios e delírios, aquém do agudo olfato, agudo olhar, a mão, livre de encantos no sonho da ec-sistência... A palavra no mundo é suave. O que é suave não existe na verdade em razão do que é íngreme, o maior dom em razão do menor, a maior virtude e santidade em razão da mais débil? Tudo contribui para a salvação e proveito da natureza e do talento predestinado.


Quiçá o "fogging" sofra na intimidade de seus flocos. Não se compadece, contudo, nem de si nem daqueles que reduz ao congelamento. Que desejam as nuvens? Delirem memórias de vida. Que deseja o arco-íris? Reinar solene de cores vivas sob as serras, as montanhas, os vales, sob a lagoa de cisnes brancos.


Manhãs oníricas res-plendendo miríades do espírito eivado de linguísticas e semânticas do vir-a-ser luzes de silêncios, de semiologias e filologia dos livres sonhos de sabedorias a bailarem cintilâncias celestiais nos versos-unos do tempo, a dançarem brilhos de sol nas sinuosidades dos caminhos das pracinhas públicas, no matutino instante de regar os canteiros, que perpetualizam a poiésis poiética do poema universal sonetizando a metafísica do simbólico, a exegese do expressionismo, lá onde as almas se espelhem na mesma frigidez de seu retrato, plenas, e na procura de um eu imaginário e que, sendo outro, aplaque todo este ser em-ser, adorar tudo aquilo que é perda, vers-ificando a estética dos ex-tases do ser, o que ressona no limiar da elegia vai correndo e secando pelos ares, o círculo vazio onde se estende, o mundo con-verte numa cela, forçando ao exílio das palavras, vers-ejando a estilística das paixões in-olvidáveis da alma sob o calor das chamas de achas na lareira à soleira do in-finito In-fin-itivado de gerúndios e particípios do subconsciente das melancolias e nostalgias cosmológicas das saudades das genesis universais do eterno a cada instante eivado de novas "categorias" - o eterno reside na futilidade dos versos, o eterno vive na mediocridade da poesia - sarapalhado de luzes do espírito que alumiam o espaço sob o sibilo de ventos in-vernais espalhando gotículas de neve ao longo dos horizontes "fogging" nos prelúdios da luz do sol...


Alvorece, não me seduz tatear sequer único raio luzidio. Aceito a manhã.


Neves crepusculares de sonhos idílicos... Avidez da liberdade.
Panoramas de neves no primitivo da luminosidade.


(**RIO DE JANEIRO**, 17 DE MAIO DE 2018)


Comentários