MISSIVANDO AO ALÉM... A AMIZADE(in Memoriam) GRAÇA FONTIS: PINTURAS Manoel Ferreira Neto: HOMENAGEM PÓSTUMA Sonia Gonçalves: CARD DAS PINTURAS DE Graça Fontis



Querido amigo, Antônio Nilzo Duarte
@@@
Roubo deliberadamente a Epígrafe do Capítulo 4 de A Esperança do Reencontro, de sua autoria, para iniciar esta missiva, a primeira que lhe envio daqui do Mundo e Contingências da Existência: "Se os dias de hoje estou vivendo são tão sombrios, não recuso de retornar ao passado, contanto que eu possa sentir a mesma sensibilidade, recordando com saudades, passagens de nossas vidas que ontem eu vivi com você", referindo-se você à sua Amada e tão querida Esposa D. Neusa.
@@@
Sim, inestimável Amigo da Vida e das Palavras, desde a sua partida os dias tem sido bem sombrios, as recordações de nossos momentos juntos preenchem a sua ausência, não havia único dia que não ligasse para a sua casa, daqui do Rio de Janeiro, para saber de você, de sua saúde, dizer-lhe que enviei para a Linha do Tempo de Eliete Araujo Duarte, sua esposa, novo texto, um presentinho. E quando Graça Fontis inspirada numa foto de seu livro pintou o seu Retrato, meu Deus, senti a sua felicidade, alegria, contentamento, quando enviei para Eliete. Conversávamos, você conversava com Graça Fontis, admirava-me a amizade no diálogo de vocês tão íntimo - não a conheceu pessoalmente, mas a amizade que vocês nutriam um pelo outro era muito profunda. Agora mesmo que estou lhe enviando esta missiva vem ela dizer-me: "Sinto tanta falta de falar com Nilzo pelo telefone. Muito difícil para mim não ter dado nele um abraço pessoalmente. Mas fomos grandes amigos, agora amigos eternos." Dava-me conselhos, nunca se esquecendo de dizer: "Manoel, Graça é o tesouro de sua vida. Prometa-me que sempre vai amá-la e respeitá-la." Pedia sempre a Graça que lhe dissesse como eu estava me comportando. Queria ver-nos felizes, a sua felicidade era a nossa felicidade. Você acha que depois de ouvir que se orgulhava de mim, iria eu me comportar de modo a perder seu orgulho? Jamais faria isto. Digo-lhe: "Nunca me esqueci de viver a minha vida como você esperava, depois que vim viver o meu Amor por Graça Fontis no Rio de Janeiro. Sempre quis que você sentisse mais orgulho, mais orgulho de mim." Sempre percebi, tive consciência de que estava diante de um "homem unânime", perfeito até nos problemas da contingência, de ombridade perene, nobreza de caráter e personalidade. E se você me perguntar onde é que vejo a nobreza de seu caráter e personalidade? Vejo-a simplesmente na relação de Amor entre os seus filhos, netos, bisnetos, genros e noras, era mesmo AMADO por todos.
@@@
Eu, o Amigo de sua Velhice, tendo isto disto muitas vezes, pessoalmente e por telefone, você o Amigo de Meu Crepúsculo, princípio do Envelhecimento. Viveremos isto para sempre, não é verdade? AMIGOS ETERNOS.


#RIO DEJANEIRO, 08 DE ABRIL DE 2020#

Comentários