A ARTE É UM SONHO ACORDADO# GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: FILOSOFIA



Se o nosso espírito se torna mais perceptivo, logo a beleza, a harmonia e a força podem agir sobre ele de maneira soberana e benfazeja, agir utilmente, infundir-lhe energia; ela pode emprestar-nos forças. Quando se é forte, ama-se a força, e quem crê é forte.

Em meio aos tormentos da vida e da criação, há determinados momentos, não diria de desespero, mas de infinita melancolia, de arrependimento, hesitação, dúvida, ao mesmo tempo que de ternura para com os destinos magnificamente realizados da humanidade passada.

O ideal da beleza, da norma, não pode perecer numa sociedade sã. O belo é o que é normal e são. O belo é útil porque é belo, porque a humanidade sente perpétua necessidade do que é belo e sublime. Um povo que conservou seu ideal de beleza é um povo que quer permanecer sadio e normal, o que constitui, para si, a melhor garantia de evolução e progresso. O homem, tomado em particular não pode pressentir inteiramente o ideal eterno comum a todos, ainda que se trate de Shakespeare; não pode, portanto, impor à arte processos nem intentos.

Liberdade moral, liberdade estética e liberdade ética só se fundamentam graças à proximidade da dor e do sofrimento, a sua consciência-de-vida, da cruz que a cada um de nós foi dada para carregar.

A arte é um sonho acordado ao qual nos rendemos voluntariamente. Esta mesma concepção romântica deixou sua marca sobre os sistemas metafísicos contemporâneos. Bérgson apresentou uma teoria da beleza que pretendia ser a prova derradeira e mais conclusiva dos seus princípios metafísicos gerais. Segundo ele, não existe melhor ilustração do dualismo fundamental, da incompatibilidade entre intuição e razão do que a obra de arte.

A dimensão estética representa anseios profundos do Ser, e faz parte dele, cria os sonhos e a arte como um espaço compensatório. O sonho é a arte do indivíduo, a arte é o sonho da sociedade: revelam as estruturas secretas e as possibilidades do homem e do seu mundo.

(**RIO DE JANEIRO**, 16 DE OUTUBRO DE 2018)

Comentários