NADA DE CHOCANTE NO ERRO GRAMATICAL# GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: PROSA



Cosmos de pretéritos. Forclusions de subjuntivos inspirados no gerúndio, participando com abstratos do poema eterno, reggência dos verbos defectivos e irregulares. Cenário. Performance. Teatro do alvorecer de amanhã à luz de hoje, hoje de cobrir de amor e paixão as poeiras do uni-verso.


Ter a possibilidade de escolher o que seria, quiçá a liberdade de uma incredulidade tranquila, chegar a tomar consciência misturada à altivez de uma solidão já quase perfeita. Não quero formar a vida porque a existência já existe. Existe como um chão onde avançaste tu, onde avança você, onde todos avançaremos. A veracidade da consciência não é verossímil. Se descobrirem, podem obrigá-la a se tornar obtusa. O perigo não é para a consciência, ela não se tornaria obtusa. A vantagem é que a consciência se refaz a cada instante. Quantos há que, depois de haver tomado parte da corrida ofegante e desenfreada da ciência atual, chegarão a conservar o olhar tranquilo e corajoso do homem civilizado que luta, esse olhar que condena essa corrida como um fator de barbárie?


Mosaico de palavras sem alma regulamentadas por uma sintaxe; isso para não dizer nada a respeito do português de quintal - nada de chocante no erro gramatical, ao contrário, ele o saúda como um oásis repleto de encantos no deserto ácido do português quotidiano. Quando tudo o que é monótono, gasto, sem força, vulgar é aceite como regra, o que é mau e corrompido é aceito como exceção encantadora, então tudo o que é vigoroso, nobre e belo cai em descrédito


Amanhã não houve, houve o hoje de amanhã, amanhã nada é, hoje é o elísio do mar que sonha a praia de gaivotas ciscando o novo voo para o in-fin-itivo das miudezas do além.


#RIODEJANEIRO#, 03 DE OUTUBRO DE 2018


Comentários