#UM GRANDE AMIGO - Julio Di Paula# - HOMENAGEM: Manoel Ferreira Neto




Idéias e pensamentos jamais aproximaram, intimaram homens de letras, ao contrário afastam-lhes, separam-lhes. Poucos, muito poucos tem o privilégio de manter uma amizade por sempre, exemplo disso, Guimarães Rosa e Manuelzão, Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir, Sartre e Jean-Genet.
Tive amigos, amigos íntimos, alguns por longos anos, outros por tempo curto, idéias e pensamentos divergentes, ad-versos separaram-nos. Mas a vida é o viver utopias e sonhos, e assim legou-me ela amizade póstuma, digo no real, a de Antônio Nilzo Duarte(Eliete Araujo Duarte), não apenas no âmbito das Letras, mas no da Vida: o único amigo das letras que restou de todos. E no virtual, Julio Di Paula, Sonia Gonçalves, Maria Isabel Cunha, Ana Júlia Machado, em princípio, Graça Fontis, mas se tornou ela minha Esposa e Companheira das ARTES, pessoas por quem nutro sentimentos verdadeiros de amizade, de amor, companheirismo, e intenciono manter com elas amizade eterna.


Estou triste, muito triste hoje. Julio Di Paula, a quem conheci em 2012, no Google+, tornando-nos grandes amigos, quem me trouxe para o Facebook, nalgumas situações difíceis esteve sempre ao meu lado, fiz comentários de seus livros, que ele publicou, prefácio de Antologia Poética em parceria com amigo de seu. Há algum tempo fez-me ele convite de honra para participar de seu GRUPO AMANTES DA FILOSOFIA, assumi esta participação radical, publiquei nele várias obras de minha autoria. E hoje, 11 de março de 2018, ao entrar no Grupo, deparo-me com realidade difícil para mim: outro Grupo assumiu a página. Fazia tempos que Júlio se encontrava ausente, mas participando de seu Grupo sentia-me junto a ele, íntimo dele, e fazia-o munido de amor, carinho, afeição, entrega, amizade, um modo de perpetuar as nossas relações. Quê tristeza: além de ele estar ausente, não mais poder sentir-lhe presente no Grupo AMANTES DA FILOSOFIA. Não é o Grupo que nos unia, reunia, aderia, comungava. A Amizade entre nós será eterna, como ele mesmo diz com alegria, consideração, reconhecimento, amor, carinho: "Meu irmão..." O meu único amigo virtual, de sentimentos e entregas o único amigo virtual, real na realidade realíssima de nossos sentimentos e projetos intelectuais, mulheres são três, todos muitos queridos, estimados, queridos.


Estou apenas revelando esta tristeza: Júlio ausente, por seus motivos e razões, o único modo de contacto entre nós ser este grupo, e outros assumirem a responsabilidade do grupo. Mas isto não quer dizer que nos separamos, distanciamo-nos. É amizade para sempre.


Amo você, Julio Di Paula. Abraços, querido.


(**RIO DE JANEIRO**, 11 DE MARÇO DE 2018)


Comentários