#COR-AGEM# - DESENHO: Manoel Ferreira Neto/GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: PROSA POÉTICA



Essa é a cor-agem sublime,
A cor-agem da vida nascer e re-nascer,
Re-fazer-se,
Re-criar-se,
In-ventar-se,
Apesar dos des-compassos no coração,
Deixar que a vida me viva,
Faça-me à sua semelhança,
Não fazê-la à minha imagem e utopias,
Artificiá-la à luz das trevas e tragédias
Das incapacidades, da preguiça...


A fé em harmonia, sin-cronia, sin-tonia com a razão. A esperança, afastando as melancolias, nostalgias, angústias, tristezas, dores, sofrimentos, a entrega mostrando as paisagens do encontro, verso-uno do ser-verbo. Quiçá o mistério e enigma de todas as coisas sejam a vida ter fé em nós, confiar em nós, e não termos fé na vida segundo as nossas carências e manque-d´etres.


Somos vidas quando a vida nos é. Não nascemos a vida, seguimos as trajetórias do mundo, circunstâncias, situações, felicidades aqui, inseguranças ali, prazer aqui, frustração ali, no passo seguinte o nada, seguir em frente. A vida nos nasce, ela se nos entrega ipsis litteris, a verdade se nos a-pres-entará nalgum horizonte.


Etern-itudes ad-versas de vontades e desejos que nos preenchem, completam, as dialéticas re-criam-nos, re-inventam-nos, re-fazem-nos, vislumbramos, con-templamos as luzes incindindo nos nossos verbos esperançosos por se encarnarem, serem in-finitivos, presentes do indicativo, subjuntivos, particípios, gerúndios, embora os pretéritos imperfeitos, mas iluminam o sonho das ilusões.


E por que pensarmos nos verbos futurais? O verbo é presente e pres-enta o Ser que será!


#RIODEJANEIRO#, 24 DE NOVEMBRO DE 2018

Comentários