#DÊ-ME UM BEIJO... QUERO SÓ VOCÊ# GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: PROSA POIÉTICA



Compreensão, entendimento, solidariedade, compassividade, sentimento e paixão, pelos homens carentes de sensibilidade, subjetividade, pela humanidade carente do espírito da VIDA, de norte a sul, a roda-viva da fé que nasce, morre, renasce, mostra-se, re-vela-se, id-entifica-se, esconde-se no quotidiano da matéria, dos bens, do poder, da hipocrisia, farsa, falsidade, aparência, das necessidades seculares e milenares do pão de cada dia...


Thesis de sin...
Sinopses de medos e cor-agens,
quisera as paredes para roer,
quisera as unhas para comer,
esconder-me na sombra
esperar-lhe, esperar-me,
esquecer-me,
sem me importar
com o tempo acontecendo
lá fora...


An-títese
Thesis anti,
anti esis,
Quisera recanto de criaturas descontentes,
arrogantes, repugnantes,
enfastiadas de si mesmas,,
do mundo, ec-sistência,
fizeram-se de si mesmas
tanto mal quando possível
pelo prazer, vaidade, orgulho,
de fazer o mal a si mesmos,
provavelmente o único prazer...
sou pedras sozinhas
esperando
as ondas a molhá-las,


An
de títeses
Sim de verbis e litteris,
Sim, a água que me cobre
é você...


De leste a oeste, a gota de sêmen, a amizade do beijo.


Nada de novo amanhã... Nada! De novo o nada da manhã, novo, começar de amanhã o nada, buscando o grito que corta o ar, mãos se re-colhendo para não se darem, olhos tergiversando-se nas primaveras de outono, as chuvas de março, início e começo de outra jornada, não atingirei mais que minha angústia, essa angústia tão própria de não-se-ser sendo-se...


Faço um silêncio
e
um pouco de tábula rasa
na consciência,
capenga ou coxa,
construí-a para iluminar
as trevas dos caminhos,
e não para patentear valores e virtudes de outrem,
assino as minhas faturas,
cumpro-as solenemente,
não tem jeito, não tem jeito,
tudo é sedução
quero dizer com isto, numa palavra,
inda que capenga,
claudicante,
"absorção psíquica" - não é o que as serpentes querem
envenenar? -
do mesmo modo que
o multíplice processo da assimilação
corporal
tampouco fatiga a consciência.
Ainda nem passei, as serpentes já estão com
o veneno preparado,
esquecem-se do antídoto:
à vítima salva, ao arguto mata,
mesmo que se recuse a tomar
- uma rebeldia a atitude
de Sócrates,
quem aceitou a condenação
de morte por tomar
estricnina.


Minha angústia se re-volta e se liberta de si e não liberta ideologias, não des-ata os nós dos interesses escusos, não des-algema os nós das re-versas ideologias mascaradas, véus, envelando-as de desejos compostos, impostos que trans-cendam o meu limite.


Quero sim, quero ser a minha concepção ideológica, ilógica, lógica, alógica à minha maneira de ser, começando de outrora a aurora do outono, começando de ontem o crepúsculo de inverno, começando de onde as folhas caem, começando de onde as folhas re-nascem, começando da primavera o outrora de crepúsculos outonais. Quero libertar meus mitos, meus ritos, meus gritos de toda repressão de formas que destroem a minha forma, de estilos que não re-velam os interstícios de minha alma, de linguagens que não id-entificam as idéias e ideais na busca secular e milenar do meu ponto-comum-limite.


Meu senhor...
Minha senhora...
Escutai-me vós com o coração,
"Venho para nada dizer",
Não vos esqueçais,
Ouço, escuto, continuo andando,
Se algo digo,
Quem o diz sois vós,
Por mim, o silêncio.
Portas, cancelas, fronteiras,
Porteiras
Abertas,
Continuo andando...
O homem em mim
Precisa dizer,
E fenecer em silêncio,
dormindo,
Sonhando a escrever sobre o
Amor no crepúsculo iluminou-me
outros sentimentos, outras emoções,
matou-me a saudade do coração
saciou-me a sede do espírito,
satisfez-me a vontade da liberdade
que cria outras luzes e sons.
Cada verso da inspiração
esconde um enigma,
um mistério...
"SER-COM..."
Me dá um beijo, me dá um beijo,
eu quero só você...


Não sabeis vós
Inda o que intenciono dizer-vos,
Mas lembra-me lembrar-vos de
Comunicar que "assungo" as poeiras,
"Açungo as suas partículas",
Toda a costa do átimo de peitos áridos,
De olhos sem cor-agem,
De cor-ação aberto a todas as venturas
E a-venturas à procura da PALAVRA,
SONS,
IMAGENS,
FILOSOFIA,
SUBTERRÂNEOS DO ESPÍRITO....
Kayros...


##RIODEJANEIRO, 27 DE NOVEMBRO DE 2018)

Comentários