#UIVOS DO SILÊNCIO# Manoel Ferreira Neto: POEMA GRAÇA FONTIS: PINTURA




Vozes esparsas ressoam cândidas nas colinas
Uivos de lobos ouvem-se à soleira da caverna,
Ovelhas olham o pastor quieto, sereno,
As coisas parecem-lhe nítidas e nulas,
Nítidas as ilusões pretéritas,
Nulas as verdades presentes,
Esvaiu-se a neblina de que se cercava,
Todas as nuanças visíveis feriram-lhe a carne almática,
Por detrás do lampião, há vaga claridade ao longe,
É a estação de trem, em minutos breves
O expresso da meia noite levando passageiros
A outros destinos,
Há pessoas que bebem e jogam pôquer nas cervejarias,
Ali na sua choupana só há o negrume,
O vento lhe traz intermitentemente
Um toque solitário que vem de longe
Mas esse toque atravessa as trevas
E chega até mim: é mais duro, menos humano
Do que os outros ruídos
Sinto frio, as orelhas doem-me,
Por certo devem estar vermelhas
Já não sinto a mim; estou tomado
Pela pureza que me cerca; nada vive;
O vento sopra, linhas rígidas fogem na noite
A minha vida é como se me surrassem com ela
O resto é por fora e falso,
A coruja canta na galha do abacateiro,
Circundado por pé de café, jabuticabeira, taiobas,
Não é o mesmo fazê-lo todas as noites
Sons universais movidos por ritmos, melodias
De todos os desejos manifestos e latentes
De uma balada que preencha os vazios,
Ausências e carências, medos,
As náuseas do perpétuo não ovelham os campos
De vegetações íngremes, áridas,
Inquietações prolixas, embora ressoem altissonantes,
Não alcançam uivos de lobos,
Não se espalham, fazem-se ouvidos...
Todas as flores despetalam-se nos jardins ao alvorecer,
Todas as auroras raiam nas sacadas das casas,
Todos os países e todas as pessoas
Divagam, devaneiam em mim dentro,
Caio numa espécie de êxtase,
As horas passam, não me dou conta,
Deixo pouco tempo às reflexões,
O que me retém é a idéia de que ninguém,
Absolutamente ninguém,
Se comoveria com o silêncio de vozes tantas que me habitam
Os recônditos d´alma,
O que nele pode haver de inter-ditos que
Uivem o nada de todas as coisas efêmeras?...


#RIODEJANEIRO#, 10 DE ABRIL DE 2019#

Comentários