#PROFUNDA ETERNIDADE#💫 GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: PROSA




Se a minha ira sem limites e fronteiras, algum momento inusitado e inédito, destruiu sepulturas sagradas e proscritas, removeu marcas de porteiras de estradas do sertão e fez deslizar aos abismos pontes suspensas...


Se o meu escárnio aos dogmas e preceitos, às hipocrisias e farsas, algum dia, disseminou, com um bafo palavras fétidas e apodrecidas pelo uso descomunal e viperino, se cheguei como rajada de ar fresco em manhã de inverno para antigas e funguentas câmaras tumulares...


Se a minha indiferença aos pensares e agires das lídimas posturas e condutas, às finesses e diplomacias da moral e ética que conservam as relações de amizade e reconhecimento entre os homens, entre os doutos ou simplesmente atoleimados...


Se a minha náusea aos valores que atravessam as eras, gerações, tempos, e asseguram o bem-estar, a tranquilidade, a morte serena e suave, sastreiam a liberdade ilimitada e consciência inconteste...


Se a minha desconfiança à pureza dos sentimentos que tecem a profundidade abismática do ser, que alinhavam os mistérios e enigmas das contingências da dor e do sofrimento, dialéticas da verdade e in-verdade...


Se a minha irreverência com os ideais do caos e do absurdo que encobrem as futilidades e incapacidades humanas, utopias cristãs e pagãs que elevam a alma aos auspícios do nonsense....


Se o meu silêncio incólume ao que nada pode trazer de benefício ou bem-aventurança aos desejos e vontades do eterno e imortal, ao que não contribui mínimo que seja para a superação das carências e ausências do sublime...


Se, alegre e saltitante, me refestelo onde jazem enterrados, quiçá não restando mais único grânulo de cinza, deuses dos tempos de Zagaia, e batizo o mundo com a água das sarjetas subterrâneas e venero o mundo ao lado dos monumentos e bustos e mármore de gênios inconsequentes e decadentes...


Oh, como não deveria eu aspirar à eternidade, almejar todas as virtudes do desconhecido, sonhar todos os méritos além do bem e do mal!...


#RIODEJANEIRO#, 30 DE ABRIL DE 2019#

Comentários