**SERENA É A ILUSÃO** GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: POEMA




Serena é a ilusão,
Sobre ec-sistente abismo,
Tudo são horas e outroras
Além de.
Tudo são aqui-e-agoras
Aquém de.
As re-versas veredas,
Os in-versos e avessos caminhos,
As sin-uosas trilhas,
Tudo são sons de silêncio
e de solidão.
Tudo são
Silêncios e solidões
De sentidos,
Símbolos,
Signos.


Há fogo, há chamas
de quimeras e fantasias,
do gostinho de long-itudes
nas distâncias do instante,
no esquecimento voluntário.


Serena é a ilusão,
Mal refletida na superfície lisa
De todos os espelhos,
Em multidão de imagens,
Perspectivas, ângulos,
De retinas e íris,
De arco e flecha,
Traída pelos verbos de meus
Ossos e carne,
Re-versada pelos sonhos
De minhas veias e sangue,
Pré-(s)-sentindo gastar um quanto
De minhas carências e urgências:
Poderei ser rio,
poderei ser água límpida,
Poderei ser bosque, orla marítima,
Poderei ser verbo de sonhos,
Além de,
Poderei ser sonhos nos verbos
De meu ser
Atrás todos os desvarios
E devaneios,
Atrás ruas, alamedas,
Becos e avenidas,
Poderei ser abismos e crateras,
Poderei ser as asas das palavras,
Poderei ser o espírito de minhas imaginações
Em sinuosas trilhas,
Em tortuosas veredas,
Poderei ser,
Ouvir-me ser atrás de mim,
Ver-me sendo na
Imagem re-fletida de soslaio,
No espelho de milhares
De verdades e in-verdades,
Sublimes são as palavras,
Poderei ouvir-me sendo
No canto dos pintassilgos,
Dos chapinhas.


Serena é a ilusão,
Ilusão de saber,
De con-templar
No longínquo do sertão,
Os campos abertos ao infinito,
De conhecer os segredos,
Magias das palavras,
De sentidos,
Signos.


Rios nascem,
Serena é a ilusão,
Toda a vida re-nasce, resplandece,
Dou, ao mar, às águas,
A alma sentida de todos os versos
E re-versos,
Os sentimentos de antanho.
Serena é a ilusão,
As esperanças do que há-de vir,
Há-de ser,
No severo exercício de traçar
Em linhas,
Os horizontes das palavras,
Os sentidos do coração,
O sensível da alma,
No espírito de outros momentos,
De novos amores,
De nova fé e esperanças,
Os voos rasantes de meus olhos e asas
Por todos
Os uni-versos...


#RIODEJANEIRO#, 25 DE ABRIL DE 2019#

Comentários