O QUE VEM DE CIMA NÃO ME ATINGE**🎯 GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: PROSA




"Não louvo os que vem de cima; não aplaudo os que vem de baixo. Vanglorio os que se arrastam na sarjeta."(Manoel Ferreira Neto)


O que vem de cima não me atinge. A vida é em nível do chão. Não me atinge porque sou mui pequeno, tão pequeno que compreendo e entendo a vida como tornar-me à altura de valores que expliquem as minhas in-verdades.


Nada explica, nada justifica, nada diz aquele que vem de cima, suas importâncias, seus poderes, sua inteligência, sua sensibilidade, sua genialidade, seus dons e talentos, não tem alicerce, não tem a pedra de toque ou angular, não trilhou becos, lamaçal, não sujou os sapatos com a poeira das estradas. Simplesmente veio de cima ruminando etern-itudes e plen-itudes, mas jamais se integrará ao chão, é preciso tempo, e não tem esse tempo. Permanecerá flanando no ar por sempre. E jamais atingirá ninguém. Uma coisa é dizer algo em nível do chão, há sentido, há símbolo, há signo, há re-presentação, há linguística, há semântica. Outra coisa é dizer algo em nível do ar: nada significa pois que o vento simplesmente leva as palavras.


Aliás, quem vem de cima tem uma linguagem bem esquisita: diz por exemplo: "Des-embarcar das amizades". No ar, flanando, ruminando importâncias, como pode ter amizades, a amizade também é em nível do chão. Eu, pequeno, não digo "des-embarcar de amizades", digo "des-a-bordo" de gente".


Gente há por todos os cantos e recantos do mundo, tem gente demais, nem no meio das gentes ando. Felizmente, ando com pessoas, ando com amigos, amizade feita nas circunstâncias e situações da vida. Jamais tive de "des-a-bordar-me" delas, pois que me revelaram suas dignidades, honrarias, valores humanos, humanitários e humanísticos.


Somos todos "inter-nautas". Até inteligível isto de "desembarcar de amizade". Mas por sermos "inter-nautas" não significa que fazemos amizades no ar. Fazemos amizades como homens que somos, sentimentos, emoções, buscas, desejos, vontades, esperanças, sonhos. Fazemos amigos sinceros, sérios, leais, fiéis. E construímos juntos as nossas utopias.


Quem vem de cima não me atinge...


#RIODEJANEIRO#, 18 DE ABRIL DE 2019#

Comentários