(TESE) - EFÊMERO E O NADA - ENSAIO POIÉTICO DOS CAMINHOS DA LUZ - Manoel Ferreira

                         IV  CAPÍTULO - O NADA E A ARTE LITERÁRIA

4.13 - TAO SER DA VIDA

Eidéticas pers de palavras inscrevendo no silêncio os volos dos desejos de, no In-finito, entupigaitado de verbos, a-nunciação de horizontes e uni-versos outros de estesias dos sonhos da beleza e do belo, as esperanças do eterno se alimentem das seivas divinas, saciando a sede do ab-soluto que per-vaga solitário nas bordas de confins, carente nos frontispícios de arribas, desejando ser revelado no seu eidos de sensíveis dimensões da verdade, do pleno.
Ruminâncias de ouro e riso, peregrinas luzes do ser iluminando de pectivas do que trans-cende as con-tingências do nada, enveredando-se na solidão do tempo, querência de futurais caminhos que re-velem o espírito da alma, em pleno conúbio com as imagens lúdicas que floram simples na própria floração, ser de éresis, iríases, iríadas, pleno de plen-itudes, no horizonte longinquo res-plandece o arco-íris, cores vivas, cintilantes preenchem os vazios do espaço, e sentimentos eivados de a priori eidéticas do silêncio, re-velando os interstícios do ser, glorificam de semânticas e linguísticas as "itudes" fenomenológicas das estéticas que nascem, floram nas suas facticidades, "itudes" da liberdade, éritos do vento que sopra os idílios do in-fin-itivo, cristalina visão da estética da solidão que a-nuncia o outro outro das paisagens silvestres a embelezarem os campos elísios da eternidade que se mostra inda que longínqua, a face en-si-mesmada de preceitos e dogmas que se foram acumulando ao longo das idéias, ideais e ideologias, o nada saltita de êxtase e gozo, quem sabe o prenúncio de suas facticidades serem re-colhidas e a-colhidas, tornando-lhes poiésis que versificam e versejam as pers do sublime encontro com a verdade, abstraindo-se de si as inverdades, solstícios de pretéritos crepúsculos que en-velavam a visão límpida do vir-a-ser, o que suprassume a con-ting-ência e mostra a face lúdica e trans-versal das essências florais, espendendo o perfume semântico do verbo tornado poiética das sublim-itudes do ser e tempo, do tempo e vento, do efêmero e in-cognoscível. A fé trans-cende a solidão do ser e o ser trans-cende a solidão da fé. A solidão trans-cende o ser da fé. O efêmero con-ting-encia o nada e o nada trans-eleva o efêmero aos auspícios do In-finito. In-finito de imagens. In-finito de paisagens. In-finito de panoramas. 
Orvalho cobrindo os campos de suavidade e ternura, de sonhos e esperanças de, no alvorecer, luzes e raios do sol trans-eleve-o do in-finito in-fin-itivo das eidéticas poiésis do perpétuo, perpétuo que é travessia de nonadas ao tao ser da vida, ao sol numinoso, cujos raios lumiam os mistérios do ser-no-mundo.


Comentários