CRÍTICA LITERÁRIA POETISA E ESCRITORA Ana Júlia Machado INTERPRETA O POEMA #CALAFRIO DO SUBLIME, DA GRAÇA#




Este poema de Manoel Ferreira Neto -#CALAFRIO DO SUBLIME, DA GRAÇA#
Não tenho a menor dúvida que é dirigido ao seu grande amor…a graça que lhe presenteou ser o ser mais feliz do mundo. Mas antes, de encontrar seu amor, passou por fases muito más…onde refugiava-se em vários autores…A partir do momento que surge a graça de sua Graça a sua vida mudou por completo. Já não carece dos grandes filósofos nem tão-pouco de algum “Deus”.
Jamais havia prostrado
De enorme grandeza em si
Antes de haver elevado
Às sublimidades do seu sorrir.
Voltava do sorrir de graça
Como de uma abrupta inexistência
Ou como se houvesse lá permanecido
E outro é que tivesse retrocedido.
Longe do seu sorrir
A sua existência insinuava
A existência de diferente criatura
Que fora de si a habitava.
E a que ele voltava vagarosamente
Como se antes do seu sorrir
Alguém (presumivelmente ele)
Jamais fruísse lá vivido.
Só creu no Anjo Graça
O Reflexo do Perene espelha, hoje,
Sensações de exultação,
Graça é a artista de sua existência
Transporta-o ao âmago do planeta.
Ana Júlia Machado
====
Hoje, Aninha Júlia, não preciso mundar as coisas com teorias. Benzinha proporcionou-me o lirismo, vivenciar as coisas do amor, da amizade, das Artes, da Filosofia, do mundo.
Beijos nossos a você e à nossa amada netinha Aninha Ricardo.
Manoel Ferreira Neto
====
#CALAFRIO DO SUBLIME, DA GRAÇA#
GRAÇA FONTIS: PINTURA
Manoel Ferreira Neto: POEMA
====
Não preciso do Deus dos cristãos,
Não preciso da Katharsis dos gregos,
Não preciso do Cogito Ergo Sum de Descartes,
Não preciso da Substância de Spinoza,
Não preciso do "Eu" de Fichte,
Não preciso do Absurdo de Camus,
Não preciso da Sedução de Kierkegaard,
Não preciso do Ser e Tempo de Heidegger,
Não preciso da Mauvaise-foi de Sartre,
Não preciso do Espírito de Hegel.
Não preciso mais ter medo do erro, do equívoco, do engano
====
A amplidão de todas as coisas que crescem e que perduram à beira do caminho do bosque, dá-me o mundo. A liberdade é o mistério do mundo que se manifesta, revela em mim, o verso do espelho das aparências. O coração de todas as determinações é a dimensão em que eu próprio posso me determinar. Ainda posso me estremecer no calafrio do sublime, da graça.
====
Horas de martírio em minha vida
Em claridade sombria
De desalentos, desolações,
Quem não as conferiu em mim,
Vertendo lágrimas, roguei,
E nunca em vão,
Meu jovem ser
Exausto de reclamar, queixar-se,
Só confiou no Anjo Graça
O Espelho do Eterno reflete, hoje,
Sentimentos de alegria,
Só emito opiniões subjetivas,
Disposições e desejos d´alma,
Utopias da felicidade
Vida é partir para margens, orlas distantes
E ao mesmo tempo
O que está bem próximo,
Graça é a artífice de minha vida
Leva-me ao coração do mundo.
#riodejaneiro, 24 de novembro de 2019#


Comentários