#CALAFRIO DO SUBLIME, DA GRAÇA# GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: POEMA



Não preciso do Deus dos cristãos,
Não preciso da Katharsis dos gregos,
Não preciso do Cogito Ergo Sum de Descartes,
Não preciso da Substância de Spinoza,
Não preciso do "Eu" de Fichte,
Não preciso do Absurdo de Camus,
Não preciso da Sedução de Kierkegaard,
Não preciso do Ser e Tempo de Heidegger,
Não preciso da Mauvaise-foi de Sartre,
Não preciso do Espírito de Hegel.
Não preciso mais ter medo do erro, do equívoco, do engano
====
A amplidão de todas as coisas que crescem e que perduram à beira do caminho do bosque, dá-me o mundo. A liberdade é o mistério do mundo que se manifesta, revela em mim, o verso do espelho das aparências. O coração de todas as determinações é a dimensão em que eu próprio posso me determinar. Ainda posso me estremecer no calafrio do sublime, da graça.
====
Horas de martírio em minha vida
Em claridade sombria
De desalentos, desolações,
Quem não as conferiu em mim,
Vertendo lágrimas, roguei,
E nunca em vão,
Meu jovem ser
Exausto de reclamar, queixar-se,
Só confiou no Anjo Graça
O Espelho do Eterno reflete, hoje,
Sentimentos de alegria,
Só emito opiniões subjetivas,
Disposições e desejos d´alma,
Utopias da felicidade
Vida é partir para margens, orlas distantes
E ao mesmo tempo
O que está bem próximo,
Graça é a artífice de minha vida
Leva-me ao coração do mundo.


#riodejaneiro, 24 de novembro de 2019#

Comentários