ESCRITOR-POETA E CRÍTICO LITERÁRIO Manoel Ferreira Neto RESPONDE AO POEMA DE Ana Júlia Machado #VIVER FORA DA REALIDADE#




Em primeira instância, há-de ressaltar-se, sublinhar que só mesmo uma ARTÍFICE DAS LETRAS, como você, Aninha Júlia, para traçar o trajeto, sendas e veredas de um perfil crítico de meus passos literários e intelectuais poeticamente, com toda a categoria da Fidelidade e Lealdade ao Universo de minha obra, um exemplo excelso de ÉTICA em nível crítico.
====
Deixa você inscrito no Comentário do Post que o poema é uma síntese de várias críticas patenteadas por você. Mesmo que não o fizesse, perceberia a olhos nus, por intermédio da linguagem e do estilo. Complexo, inestimável amiga, uma façanha neste nível, poetizar criticamente uma obra. Parabenizo-a com muito orgulho.
====
O egrégio problema do Escritor, do Poeta, do Filósofo é esquecer de sua realidade existencial, a sua dimensão psíquica, o quotidiano de suas relações humanas. Todo o seu pensar, sentir não possui quaisquer valores, se se embrenhar, enveredar-se pelas teorias, não inserindo nelas a sua vivência, o vivenciar o mundo. Assim, estará apenas mundando as coisas. Em verdade, sim, por longos anos, embrenhei-me pelas teorias de filósofos, escritores, embora no inter-dito estivesse presente a minha vivência, isto para justificar as dores e sofrimentos, fugir de minha realidade mundana. Mas, o encontro íntimo com a minha doce-esposa-companheira, Graça Fontis, despertou-me para esta realidade, como ela mesma disse certa vez, mais ou menos nestas palavras: "Não é a teoria pura que construirá o seu Ser, sim a sua Vivência consciente de todo o processo de sua vida." Compreendi, então, que estava mudando as coisas, não estava vivenciando a mim próprio, estava sendo um verdadeiro "SALAUD", belíssimas palavras mas de conteúdo oco, fútil. Trouxe, então, a mim à superfície, a partir de minha felicidade com a minha Esposa e Companheira das Artes, tornei-me "eu" próprio, diante de toda a realidade vivida e experienciada. Digo hoje que Vivencio o meu estar-no-mundo.
====
O seu poema, sintetizando várias críticas por si patenteadas, traça este trajeto do Intelecto à Consciência Vivencial, passo a passo, cada verso revela um momento, um tempo de minha vida, cada verso constitui uma análise vivencial, um ensaio da vida e do intelecto, se se in-vestigar a obra na sua reunião. O seu poema é excelso Ensaio.
====
Reconheço-lhe, inestimável amiga, como Crítica Oficial de minha intimidade, a partir de nossas vivências de amigos, e de minha vida intelectual, através de minha obra. Intelectualmente, Graça Fontis, está aprendendo a fazê-lo, intimamente, sejamos realistas, ela transcende você porque é vivência íntima de cônjuges e companheiros das Artes. Sonia Gonçalves é a crítica subjetiva de minha obra, traz ela a sensibilidade da obra à superfície.
====
Muchas gracias, querida Amiga, por tudo. Beijos nossos a você e à nossa amada netinha Aninha Ricardo.
Manoel Ferreira Neto
====
VIVER FORA DA REALIDADE
Ana Júlia Machado: POEMA
====
Não entendo se sou uma silhueta, ou um ser desnorteado
Por uma neblina de uma enfermidade que se caracteriza
Pela privação da ligação com a existência
Não entendo o que sou… ou no que converti-me…
Ensaio.me como uma mágoa de espectro...
Como uma artéria, apenas sem seiva.
Isto tudo dissimulei minha enferma e presumível vida,
Ainda não entendo, quiçá
eu encontre-me extremamente sumida...
Como um som cavaqueando com um covil…
provavelmente eu seja
A repercussão de uma existência antiga...
Tudo é tão espinhoso...
Ou encontrar-me deveras na orla?
No íntimo compreendo que resido preia…mas em que local’
Para onde caminhei? (no érebo, concebem vocês)
Numa poça, eu posso ver olhares fúnebres e distorcidos
Olho sem fulgores, como um sudário
reste o observar de um invisual.
Analiso que não interessa onde quer que eu vá, meu intelecto
Não facultar existência além desses
paredões nebulosos e translúcidos.
O panorama enfermo e sepulcral apavora-me. Para onde foi endereçada minha silhueta macula?
Preia nesse bosque invadida de semblantes
com observares acabrunhados!
Curso, e curso e ninharia altera, somente
a intensa negrura em meu âmago
Que criatura sou? Para onde fui carregada?
Qual será minha punição?
Quiçá isso seja um marasmo, ou somente
o intelecto de uma esquizofrênica.


Ana Júlia Machado


#riodejaneiro, 25 de novembro de 2019#

Comentários