QUEM SABE - DE TREM A MINAS GERAIS! GRAÇA FONTIS: FOTO Manoel Ferreira Neto: PROSA




Por vezes, lembranças surgem sem quê nem porquê. Surgiu-me hoje lembrança antiga. Na estação ferroviária em Curvelo(Centro-Norte de Minas Gerais), esperando o horário do embarque para Pirapora(cidade mineira conhecida como Cidade dos Pernilongos), ou o expresso do Meio Dia ou o dez horas da noite, sempre acompanhado de duas mães, Amélia e Maria ou Maria e Laurentina ou Laurentina e Amélia, mãe-Dinha não arredava pé de casa para nada. Particularmente, não gostava de Pirapora, eita cidadezinha maldita com os seus pernilongos. Dizem que até hoje é a mesma coisa. Para mim, era a mais bela viagem, bem demorada, era emocionante. Quanta vez, passei mal com os salgadinhos da viagem, mas eu era bem guloso. À noite, então, com os vaga-lumes à janela, curtia. Uma promessa da família não fora cumprida: ir ao Rio de Janeiro de trem. Todas diziam ser a viagem lindíssima. Não sabendo elas que um dia tornar-me-ia Carioca, casar-me-ia com uma Carioca, uma pintora. Nessas viagens, costumava escrever versos, mas não guardava nenhum deles.


Com esta lembrança, senti vontade de fazer uma viagem de trem do Rio de Janeiro a Minas Gerais, Belo Horizonte. Criança ter-me-ia divertido sobremodo, não sei se hoje a emoção seria tão grande. Não sei se ainda existe expresso ferroviário para Minas Gerais. Procurarei saber, e se houver eu e Benzinha poremos a mochila nas costas, de trem a Minas Gerais.


#RIODEJANEIRO#, 01 DE FEVEREIRO DE 2019#

Comentários