#ENTRE A SABEDORIA E A LOUCURA# GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: PROSA



Caio num langor supremo; e pálido e perdido e sem ar,
um frêmito me abala... eu quase morro... eu tremo. Haveria, pois, diferença alguma entre os sábios e os loucos, se não fossem mais perspicazes, habilidosos estes últimos. Sim, porque estes o são por dois motivos: o primeiro é que a perspicácia dos loucos não custa nada, bastando um pouquinho de persuasão para formá-la. Nada. Só a hora inútil. Só o sacrifício fútil. De desejar sem querer, sem volúpias, e sem razão esquecer, sem intelecto perscrutar, in-vestigar.


No que em mim deseja de Verdades as regências verbais tecem de erudição a estética do estilo sensível, espiritual, as metáforas conjugam de imagens a linguística do eterno, as regências nominais desenham no horizonte as perspectivas da linguagem do Ser e Tempo, do estilo do Ser e Nada, dos pensamentos e desvarios do Vazio e do Silêncio, e nos interstícios da alma de verbos alucinados, tresloucados, esperanças delineiam de perspectivas cânticos solenes em uni-versos líricos, quem conhece a arte de viver consigo próprio ignora o aborrecimento, as chateações, o espírito do homem é composto de modo que lhe agrada muito mais, dança e saltita de tantas alegrias, a mentira do que a verdade, para que a vida dos homens não seja triste e aborrecida Júpiter deu-lhe mais paixão que razão, vim de longe, vou mais longe, quem tem fé e utopias vai me esperar no dia que este mundo vai virar, plen-itude de êxtases compõem de estesias alhures de sentimentos à busca de subjetivas verdades, algures de desejos de felicidade à busca do espírito de con-templar o sentido efêmero... absurda acepção eterna e do eterno,


Templo sem tempo de mim,
Deuses imortais, onde estarei eu?
A que região do mundo
Me trouxe esta carreira sem descanso?
Tecendo o terço das ipseidades e facticidades,
sentido volátil,
sentido nítido nulo,
sentido oblíquo e obtuso,
sentido ubíquo,
sentido per-verso, herético,
capela sem efígies hereges e proscritas,
sagradas de minh´alma,
sentido estrela cadente,
sentido vazio,
sentido lua minguante,
sentido fugaz,


uma flor é feita de pétalas e de perfume, e tem a cor que as mãos conjuntas da terra e do sol espiritualmente lhe concederam, doaram-lhe.


A cor talvez se desvaneça, mas pode alguém pisar um perfume?


#RIODEJANEIRO#, 28 DE JANEIRO DE 2019#

Comentários