#GÊNIO?! - QUE DESPAUTÉRIO É ESSE, AMIGO!!!# GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: PROSA SATÍRICA



Epígrafe:


#Precipite-se no entendimento errôneo e não haverá cordas nas profundas do abismo a icá-lo ao consenso da iluminação.#(Graça Fontis)


Se fosse gênio, não daria a mínima para as Artes e as Ciências, não me preocuparia com estas "cositas", sim amaria puxar uma carrocinha pelas ruas da cidade, vendendo verduras nas portas das casas;


Se fosse gênio, dirigiria meus impulsos ideais e utópicos justamente às paixões deslavadas e as amaria, elevaria, douraria e divinizaria; quiça me sentiria não só mais feliz nas paixões, mas também mais puro e divino do que de costume e hábito;


Se fosse gênio, iria amar de paixão andar em rebanhos, defender todas as vulgaridades que eles defendem, seguir todas as suas etiquetas e costumes, falar da vida alheia, conversar sobre futebol, cantar as mulheres nas ruas de preferência com palavrões rasgados, falar da vida íntima com a esposa na mesa de botequins;


Se fosse gênio, não escreveria senão com aquela neurose de perfeição de só escrever obras-primas, enquanto Machado de Assis escreveu sem quaisquer preocupações com obras-primas, e não há qualquer dele que não seja prima, o mesmo com Dostoiévski na Rússia;


Se fosse gênio, teria frequentado escolas de grã-finos, fina nata da luxúria, para afiar bem afiada a língua das cretinices, superficialidades, falar coisas banais para impressionar a todos - quê inteligência sem precedentes!


Se fosse gênio, ao invés de andar a pé, andaria sempre montado num jegue até mesmo para ir à mercearia que fica a menos de um quarteirão de minha residência;


Se fosse gênio, ao invés de ir caçar tatu nalguma fazenda de amigos, com os companheiros, iria caçar tatu, sozinho, no cemitério à meia noite;


Nada sou, na verdade. Vivo atrás de mim feito um cão até babando de tanta danação, e quanto mais vivo atrás mais me distancio, estou lá onde nem sei. E assim vou cortando a minha estrada, rindo de tanto chorar, chorando de tanto rir.


Persisto nos cultos e louvores às Maneíces. A genialidade moderna provoca-me urticária!


#RIODEJANEIRO#, 08 DE FEVEREIRO DE 2019#


Comentários