#NAMORAMENTO CRÍTICO SOUL-FOLK DA UTOPIA DA PAZ# Manoel Ferreira Neto: TEXTO



Há músicas que os intérpretes dão-lhes outros sentidos. É o caso desta música PURPLE RAIN, cantada por Prince, um de seus grandes intérpretes, sua interpretação não atinge os seus sons, ritmos, melodias, a essência, e só, no meu ponto de vista, Bruce Springsteen é este outro intérprete como ele iria mostrar a sua alma, ele que é compositor, intérprete de soul-folk de excelência. Bruce Springsteen trouxe para a sua música os sentimentos, emoções enovelados ao ritmo, melodia, acordes que perpassam a alma humana, característica sine qua non do "soul", do folk, sentimentos, emoções conciliados aos sonhos, ideais da liberdade e da paz. "I just wanna be some king of friend..." "I only wanna see you underneath the purple", dois versos da música, em que a sensibilidade das emoções, sentimentos, sentimentos mesclados de tristeza, angústia por the purple rain seems Vietnam War, mas sente-se o cântico da solidariedade, humanidade se aproximando, outros sonhos, outras esperanças, inclusive logo após "I only wanna see you underneath the purprle rain"", "I know, I know, times are changing", a metamorfose do sentido de "chuva roxa", tornando-se sonhos, esperanças, utopias da paz, este cântico é a apoteose da clamação, rogo, grito pela Paz, tornando-se Hino de uma Geração, de uma Nova Geração. A de-monstração de sensibilidade ao âmago da alma, haver mergulhado nele, e de lá re-colhendo os novos sonhos, novas esperanças, novas utopias, a voz rouca de Bruce Sprinsteen se enovela na musicalidade da balada soul-folk, o eterno sonho do soul e folk, com outras características este último, a sensibilidade e os ideais da paz a partir do sofrimento e dor do povo de todas as nações a universidade do grito de um povo sedento de liberdade, solidariedade, de paz. São tantos os intérpretes desta balada, dentre eles Joe Cocker, cujas interpretações são de excelência, mas a música pedia, clamava por uma voz que re-velasse o seu silêncio re-côndito, a de Bruce Springsteen se enovela perfeitamente em todos os ritmos, melodias, musicalidade, produzidos pela Banda com seus instrumentos, sente-se a humanidade gritando, chorando, clamando, rogando Paz.


Pensando com percuciência a universalidade desta música, não é instante-limite de a humanidade gritar, clamar, rogar a Paz na Venezuela, a comunhão de todos os países, a síntese de todas as nações e permitir a Liberdade deste povo?


Interessante que a Rússia conhece e bem sabe o que é viver sob uma Ditadura, O Czarismo, e apoiar o Presidente da Venezuela. Nonsense completo. É tirarem Maduro do Poder, e in-vestigar a vida dos venezuelanos, nós os brasileiros não tiramos a Ditadura da Corrupção do Poder?!, como construir um futuro. Um Hino de Voz Mundial interpretando o Grito da Paz e da Solidariedade.


#RIODEJANEIRO#, 24 DE FEVEREIRO DE 2019#


https://www.youtube.com/watch?v=s5sim5B15gQ

Comentários