#AFORISMO 574/IDÊNICA SINCRONIZAÇÃO# - GRAÇA FONTIS: PINTURA E TÍTULO/ARTE ILUSTRATIVA/Manoel Ferreira Neto: POEMA AFORÍSTICO


O dia está para além
                                   da montanha:
                                                           silencioso,
                                   radiante,
                                                           esplendoroso.

            O instante aboleta-se
                                        Longínquo, para o in-fin-itivo
                                      In-finito dos limites e ab-surdos:
                                                    Êxtase, ex-tase,
                                                          Estesia,
                                      Miríades de raios de sol
                               Iluminam os desejos da verdade,
                                                       Pureza,
                                                       Beleza.

O limitado constrangimento afigura-se,
                            às vezes,
                            por vezes,
ser um bom senso frente à sensibilidade,
ser inteligência diante das sinuosidades da alma.

Já não pode haver qualquer laço de união
com o que estou sendo.

E o que já fui?

Filtradas as impurezas do tempo,
              adquiro uma cumplicidade
                          com as forças das decisões,
                                       a firmeza das palavras,
                                              a convicção das metáforas
                                   que ornamentam e arrebicam
                          a ampulheta das querências subjetivas
       do tempo e do ser, do verbo e do intelecto,
                                  uma familiaridade
                         e simpatia com a franqueza.

Conquistar o seio
                            do amor
                                          com seriedade e verdade.

Não me é sabido
imprimir justificativas,
registrar explicações,
Não me é dado
Re-correr à metafísica
Para a verdade do Ser
Id-ent-ificar-se Plena.
A absurda desgraça: a autoflagelação
apresentar-se
nítida
como um estilo
de emergir
das profundezas...

O sonho é o estilo sensível
e, por excelência,
de as emoções
mostrarem-se
coordenarem-se,
elencarem-se,
processarem-se,
para, no mundo da vigília,
serem realizadas em sintonia
com a identidade, fundo da alma...

Providas de significação
e significado,
estas palavras tecem a mim
com luxo e requinte,
estas metáforas crochetearem
O meu "eu",
Que joga,
Tripudia,
Blasfema,
Blefa
Com os horizontes pretéritos
E os universos indicativos
Do presente.

Não consigo deixar de reconhecer: existe,
neste sentimento de liberdade,
qualquer coisa de espontânea.

Buscando-me,
o encontro é uma perda
de algo,
talvez, imprescindível.

Perdendo-me,
o encontro é uma atitude
séria.

Sou eu na emoção
de desejar...
Sou eu na metafísica
de pensar o eu
que se re-faz
na re-fazenda
do eterno,
do imortal,
da morte que se sente
o preâmbulo
do Nada.

(**RIO DE JANEIRO**, 05 DE FEVEREIRO DE 2018)


Comentários