SONIA GONÇALVES ESCRITORA POETISA E CRÍTICA LITERÁRIA RESPONDE AO MINI-ENSAIO #BUSCA DE UM RIO DE SORRISO - IN "AMORECER", Sonia Gonçalves#





Você é simplesmente incrível, meu querido
Manoel Ferreira Neto, nossa quanta sensibilidade poética, quanta destreza em tuas palavras, quanta inspiração nessa cabeça de filosofia de menino escritor, de critico literário de primeira grandeza, escritor de primeira, poeta de primeira, você realmente nasceu para ser escritor, parabéns Manu!E gratidão sempre pelo seu carinho e gentileza, e grata ao universo por lhe dar tanta inspiração!Arrasouuuu!👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏✨✨✨✨✨✨✨✨✨😘😘😘😘😘😘


BUSCA DE UM RIO DE SORRISO - IN "AMORECER", Sonia Gonçalves


Amorecer o ser de sensações cujas intenções despem, desnudam o espírito de existir poemado ao léxico de expressões do sensível e almático. A poetisa Sonia Gonçalves não esmorece a busca de um rio de sorriso - a água, elemento onde surge a vida, que carreia os amantes -, enamorada do amor, cujas correntezas flui poemas, poesias embevecendo o espírito de carinho, ternura, toques... querença do sentido mais eidético do amor-ser, do ser-amor. O amorecer se confunde com a flor, imagem do ser-poético e do espírito que se constrói de pétalas da realidade. Isto porque a poetisa entende e compreende que poemas, poesias não são apenas versos, sim amor e amor que evangeliza sendas e veredas dos sentimentos e emoções, acontece nos interstícios do ser e aspira a consciência da entrega, poematizar é entregar-se ao outro, colocar-lhe em mãos dimensões outras, é o vinho cujo sabor pensa e sente o re-colher, a-colher do prazer e do êxtase. Poetisa e poema em "uniçono", "feitos dois passarinhos", trinando vontades, sonhos, esperanças, utopias no alvorecer de novo dia, prolongando-se no decorrer do tempo, criando a liberdade de sons, ritmos, melodias, pois que limites não há nas vias da criação, havendo, não abdicar, desistir de exaltar a alma, eivá-la de labutas e lutas por se realizar, ser vocação para a luz.


Manoel Ferreira Neto


AMORECER
Jamais esmorecer
Ante as limitações não abdicar
Desistir de amar nem pensar
Em amor e ser me admito
Deixo-me fluir em intenções
Explico à alma e ao espírito
Embriagada de sensações
Me cativo no vinho mais denso
No teu querer de exaltações
Em tu’alma despida eu me penso
No sabor de elixir desatremado
Por “amorecer”ao existir poemado
Esmero-me num léxico dizer
Onde eu própria crio expressões
Ah, num cio há frio tentador
E num rio um sorriso pescador
Um peixe cujo nome namorado
Tritão personificado em amor
Num cantinho solo pão e colo
Num reservado acolhedor
Pecadinhos..
Eu você feitos dois passarinhos
Confeitados de flor.


Son Dos Poemas
100%SMG

Comentários