#VOZES TANTAS OUVIDAS NAS MADRUGADAS# GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: PROSA



Nonadas de travessias à-toa de passagens nas alamedas obscuras, medos e alguns tremores, braços seguindo os passos, não cadenciados, à vontade, digamos assim, finesse e diplomacia não faltando, são chaves de des-cobertas inestimáveis, não me esquecera o quanto o acaso, o ânimo, a gratuidade exerceram importância enorme, sine qua non(para enfatizar à moda latina), aquando decidi sobre os afazeres neste mundo despirocado, isento de quaisquer inteligência para certas labutas...


Teria alguma condição de saber quantos papéis pudesse haver exercido, para os quais agora é tarde demais?, a labuta neste instante é o tempo, as circunstâncias e situações a fora?, não o sei, sei que nunca é tarde, alguns segredos se manifestam, mas a indagação, acompanhada de toda essa lengalenga com o intuito de engabelar os sentimentos que se apresentarão, verborréia com a empáfia de trafulhar os naipes das náuseas que se presentificarão, oxímoros para trambicar as angústias das condutas de má-fé, trocadilhos para enganar as inseguranças do instante-já, alfim o bem mal explica as carências e faltas, havendo o medo de embrenhar-me nos mistérios tantos até tantos e quantos embrenharem-se em mim, para toda ação é uma reação igual e contrária, para mencionar a excelentíssima ciência física, num olhar mais profundo...


Será que o papel tornou-se de fato caráter?... tendo, havia tempos, asseguro-o com dignidade e honra, em que, com decisiva confiança, digamos até mesmo fé ímpia, acreditado na predestinação de alguém para justamente aquele negócio, aquele ganha pão, "Fulano nasceu para um bom médico", e simplesmente não queria reconhecer o acaso, o papel do casual nisto tudo, e com toda a empáfia a mim dada neste momento, deste questionamento, não estou convencido de que sei mais ou menos tudo de que mais ou menos sou capaz de assumir qualquer papel, não estou convencido disso, tudo o que é cônscio torna-se plano, fino, relativamente ignorante, susceptível, mundo de sinais, marcas de rebanho, toda a conscientização está ligada a grande processo de destruição, falsificação, generalização, não estou persuadido de haver tornado os papéis caráter, sendo ora des-caraterizado, sendo noutra sem caráter, devaneando pelas mentiras e aparências, estive até me olhando no espelho para conferir.


... ou não, nem a face está mostrando com todas as evidências sou homem de caráter, aquela velha e surrada questão da "persona", se houvesse escutado e ouvido as vozes tantas ouvidas nas madrugadas de insônia, teria decidido para o que havia nascido, far-me-ia o que desejava, sonhava, não, os papéis preenchiam as condutas de má-fe, preencheram tanto este vazio a ausência de caráter, outra coisa não fiz de mim senão a des-caratice, conhecer a mim mesmo, o mais individualmente possível, sei que meu pensamento em si torna-se continuamente mais amplo por meio do caráter da consciência, disso estou convencido, e perquiro a razão de antes não haver intuído, pensado a respeito, teriam sido outras as vias, isto de nunca é tarde para fazer o que não foi feito...


#riodejaneiro#, 28 de junho de 2019#

Comentários