ANA JÚLIA MACHADO ESCRITORA POETISA E CRÍTICA LITERÁRIA ANALISA E INTERPRETA POÉTICA E FILOSOFICAMENTE O POEMA #PAYSAGE DU TEMPS#




Mas como sempre, em suas entrelinhas, nada fáceis de tirar uma ilação de imediato. Mas aqui está o seu pensamento, o seu ser diáfano. Meditação e raciocinar são, analogamente, uma forma de procedimento intelectual ou aptidão do sistema espiritual. Cogitar consente aos seres afeiçoarem o Universo e com isso labutar com ele de uma feição incontestável e de consonância com suas balizas, projetos e anseios. Vocábulos que se aludem a conceções e normas equivalentes abarcam conhecimento, honradez, conceito, e criação. O pensamento é considerado a manifestação mais "tangível" do espírito humano, pois através de representações e conceitos divulga legitimamente o arbítrio deste.


Em sentido vasto, logra-se enunciar que o pensamento tem como incumbência converter-se ajuizador da realidade.
Descartes filósofo de grande relevância na cronologia do pensamento dizia que a essência do homem é raciocinar (Por isso dizia): "Sou uma coisa que pensa, isto é, que duvida, que afirma, que ignora muitas, que ama, que odeia, que quer e não quer, que também imagina e que sente". (Logo quem pensa é consciente de sua existência) "penso, logo existo."
Embora, Manoel refira no seu escrito, eu sem matéria, sem ossos, sem quimeras, sem crenças…..expressa o seu pensamento….logo, nada é mas existe……..


Carme sem poemas
Poesia sem estâncias
Poesia sem representações
Poesia sem idiomas
Poesia sem atributos
Poesia sem alegorias
Poema sem vividos
Poesia sem aludido
Poesia sem veto...


Eu sem distinto
Distinto sem eu
Eu sem sensibilidades
Sensações sem distinto
Eu sem agitações
Comoções sem distinto
Eu sem ser
Eu sem espírito
Eu sem intuição
Eu sem raciocínio
Eu sem eloquências
Eu sem quimeras
Eu sem crenças
Eu sem devaneios
Eu sem crença
Eu sem restos mortais
Eu sem corporeidade.


Eu/distinto sem simetrias
Eu/distinto sem isocronismos
Eu/distinto sem simultaneidades
Distinto/eu sem cosmos
Distinto/eu sem futuros
Distinto/eu sem limítrofes
Distinto/eu sem falésias
Distinto/eu sem cabimento
Distinto/eu sem ponto
Distinto/eu sem cerco
Distinto/eu sem trincheiras
Distinto/eu sem balizas
Distinto/eu sem periferias
Distinto/eu sem barbantes
Distinto/eu sem escritas
Eu/distinto sem as menores unidades sonoras
Eu/distinto sem vocábulos
Eu/distinto sem proposições
Eu/distinto sem tempos
Eu/distinto sem capítulos...
Ana Júlia Machado


*********


#PAYSAGE DU TEMPS#
Manoel Ferreira Neto: DESENHO/GRAÇA FONTIS: PINTURA
Manoel Ferreira Neto: POEMA


Poema sem versos,
Métricas, rimas, sons,
Poema sem estrofes
Poema sem metáforas,
Poema sem metafísicas,
Dialécticas, Estesias,
Poema sem linguísticas
Metalinguísticas,
Poema sem signos
Poema sem símbolos
Poema sem sentidos
Poema sem dito
Poema sem interdito...


***
Eu sem outro
Outro sem eu
Eu sem "it"
O "it" sem "mim"
Eu sem sentimentos
Sentimentos sem outro
Eu sem emoções
Emoções sem outro
Eu sem alma
Eu sem espírito
Eu sem instinto
Eu sem razão
Eu sem verbos
Eu sem sonhos
Eu sem esperanças
Eu sem utopias
Eu sem fé
Eu sem ossos
Eu sem carne.


***
Eu/outro sem harmonias
Eu/outro sem sin-cronias
Eu/outro sem sin-tonias
***
Outro/eu sem uni-versos
Outro/eu sem horizontes
Outro/eu sem confins
Outro/eu sem arribas
Outro/eu sem espaço
Outro/eu sem lugar
Outro/eu sem sítio
Outro/eu sem barreiras
Outro/eu sem fronteiras
Outro/eu sem margens,
Outro/eu sem pontes,
Outro/eu sem abismos,
Outro/eu sem linhas
Outro/eu sem letras.


***


Eu/outro sem fonemas
Eu/outro sem palavras
Eu/outro sem frases
Eu/outro sem períodos
Eu/outro sem parágrafos...


***
Poema metafísico do verbo e tempo,
Poema ontológico do tempo e ser,
Poema literário do sonho e utopia,
Poema poético da esperança e inspirações,
Poema exegético das Insolentes Meiguices
De achas e chamas da Liberdade...


Littéraire... Philosophique... Paysage du temps!


#RIODEJANEIRO#, 20 DE DEZEMBRO DE 2018)


Comentários