#CARD-POEMA ARTÍSTICO - FELIZ ANO NOVO# GRAÇA FONTIS: FOTO Manoel Ferreira Neto: TEXTO




Há tempos os poemas-cards foram sobremodo utensializados para a divulgação dos poemas, mensagens, status por parte dos Amigos do Facebook, grandes "poemas-cards" foram apresentados, obras-primas no gênero virtual. Mas a estética do "post" feitas pelo computador não me satisfazem, são demais para o meus sentimentos. Anteontem, publiquei poemas-cards escritos há três, quatro anos, e trabalhados pela inestimável amiga nossa, Sonia Gonçalves, bem como status.


Acho lindos tais poemas-cards, mas não me satisfazem a beleza que a virtualidade oferece, aspiro-a original. Ontem, após me refestelar na rede de minha residência na varanda, tive a inspiração de um CARD-POEMA ARTÍSTICO. Em que consiste? Manuscrevo eu na folha de pintura - felizmente que a minha caligrafia possui as suas graças, letras góticas, ornamentos criados por mim, sobretudo legível - poema, excerto de uma idéia, num aforismo, mensagem. Minha Companheira das Artes e Esposa, compõe a pintura. Só nos utilizamos dos recursos de efeitos que a virtualidade oferece, a tonalidade, com intenções estéticas virtuais. Eis o card-poema artistíco, a originalidade e a autenticidade da criação manual, Graça Fontis com os seus objetos de pintura, eu as letras nas mãos, escrevendo-as com a direita.


A função de julgar, criticar, não apreciar, ad-mirar é de cada um, estimando nós que os Amigos apreciem, comentem, curtam, o que agradecemos desde à eternidade à eternidade o reconhecimento e admiração de nossas artes comungadas.


São a nossa primeira novidade para o Ano Novo que já estamos iniciando, a nossa continuidade de mãos dadas pelas "pinguelas" das Artes, temos sempre de cuidar de nossos passos ao atravessá-las, qualquer deslize enfia-se a perna entre os paus, os ferros, e seguirmos a nossa jornada. Outras novidades, em janeiro apresentaremos a segunda.


E, em dizendo de Ano Novo, descrevo um sonho tido na noite passada. Sonhara que estávamos visitando um Instituto de Irmãs de Caridade, Instituto de Ensino, das Irmãs Clarentinas. Éramos acompanhados por duas irmãs, que nos iam apresentando os lugares por onde passávamos até à Diretoria, seríamos atendidos pela Madre Superiora, a Diretora. Quando entramos, antes dos cumprimentos, levantando-se de sua cadeira, mãos sobre a mesa, "Um grande prazer... Meus queridos, vocês dois são símbolos... Devem cuidar deles com muito carinho..." Acordei. Quê símbolos somos não sabemos. Uma coisa é testemunho o mundo: entregamo-nos à nossa vida conjugemente, às nossas artes, em perfeita sintonia, sincronia, respeito sobretudo pelas diferenças, muito amor, e o sonho de nossas artes conscientizem as pessoas de que o encontro do Amor pode ser verdadeiro, se nascermos para ele, entregamo-nos à vida, algum dia inevitavelmente o encontro, e daí as mãos dadas.


Eis os nossos cumprimentos, saudações, esperanças, sonhos e desejos para todos Amigos íntimos, os Amigos de Jornada, do Facebook, do Blog BO-TEKO DE POESIAS, pela chegada do Ano Novo, muitas conquistas, prazeres neste métier das letras, na vida, sobretudo muita saúde, e nosso mais uma vez, "MUITO OBRIGADA", "muchas gracias", nosso profundo agradecimento pela amizade, reconhecimento, carinho, sermos quem somos hoje nas Artes. E não poderíamos deixar de um abraço muito especial aos nossos amigos íntimos, "Ana Júlia Machado(netinha, Aninha), Sonia Gonçalves, Júlio di Paula, Eliete Araujo Duarte(Antônio Nilzo Duarte), Maria Isabel Cunha.


A todos muitas conquistas, abraços e beijos. UM BOM ANO NOVO PARA TODOS.


Graça Fontis/Manoel Ferreira Neto
(**Rio de Janeiro, (RJ), 20 de dezembro de 2017)


Comentários