Sonia Gonçalves ESCRITORA POETISA E CRÍTICA LITERÁRIA COMENTA A PROSA ROSA DE SEIVA HAURIDA COM A FRESCURA E FRIO DA NOITE $$$



Mágico Manoel Ferreira Neto Um texto primoroso, como sempre muito lindo!Não sei como tu Manu, tens coragem de dizer que não é poeta, você é poeta sim e das melhores safras, me encantas!


Às vezes, súbita auréola de júbilo, que me resplandece a fronte, quando percebo eclipse de luz íntima que filtra claridade serena, que se derrama sobre os objetos e os envolve.👏👏👏👏👏
Sonia Gonçalves
$$$
**ROSA DE SEIVA HAURIDA COM A FRESCURA E FRIO DA NOITE**
GRAÇA FONTIS: PINTURA
Manoel Ferreira Neto: PROSA
$$$
Admira-me, as luzes apagadas de todo, que neste mundo tão propenso de glórias e conquistas, ainda haja quem se lembre das carências e sedes seculares, acompanhadas ambas de fomes milenares.
$$$
Os esquisitos dizerem há longínquos anos que questiono a existência por nada ter o que fazer, tolices, não há respostas para coisa alguma. Estou deixando a sensibilidade livre para o sentir, con-templar, sentir os horizontes e universos outros, deixando o vento girar o catavento.
$$$
Arrancando-me ao enlevo de um passado, que nem ao menos era real, e só existira como doce quimera, fazendo brilhar os olhos, neles uma nuvem tênue de quê longínquo ainda não saber dizê-lo, mas no tempo será possível a presença no interior, tendo adentrado pelas retinas. Percorro o cômodo de minha residência, a alma palpitante, que me envolve e encerra dentro em mim as horas inebriantes e deliciosas.
$$$
Cedo-me a um segundo, desejando que o ente querido ache como que entranhada na elegância dos gestos e atitudes os adornos drapeados da cortina que cobre a janela; cedo um instante à mágica influência de lembranças e esquecimentos poeticamente reconheço habitarem-me inteiro, e creio que assim posso contemplar as cúpulas de prata sobre pilares de ouro.
$$$
Percorro os cômodos e volvo o olhar para fora através do vidro da janela e vejo o espetáculo inestimável da neblina que empana a luz do sol e alivia as tensões que porventura se apresentam.
$$$
Os botões de rosa cheios de seiva haurida com a frescura e frio da noite, esperando a luz do dia para desabrocharem, enquanto as flores da véspera que havia cerrado o seio à tarde, abrem-no de novo, mas pálido e lânguido, para despedir-se do sol, que lhe tinha dado a vida, e a orná-lo, como as mãos do artista sabem as estratégias de tecimento da rede que servirá de leito, quando, deitado, assistirá o crepúsculo de cúpulas de prata sobre pilares de ouro.
$$$
Se até este segundo não fora ainda possível vislumbrar que sentimentos sobrepõem o coração virgem e cheio de paixão, há nada a lastimar ou reclamar. Essa ostentação de meiguice e insolência, irreverência e ternura, só a muito poucos revelando no meio dos sorrisos e com distinções outros sonhos para a alma que se não perdeu de todo. Às vezes, é mister ensinar ao olhar as estratégias do espírito, é mister lançar um olhar ao tempo em que entrara a conhecer os seus mistérios.
$$$
Não sou dotado com a lucidez precisa para o estudo dos caracteres psicológicos, limito-me a referir-me ao que me perpassa o espírito e, sedento de mergulhar na sua profundeza, vou-me dizendo em silêncio, deixando à sagacidade de cada um atinar com a verdadeira utopia que poeticamente me habita.
$$$
Persuadido de que também o coração tem palavras que a língua não fala, embora diferentes das que porventura a mente insiste em exprimir, aquele já mais que demodê dizer "jogos da mente", operando na alma uma transformação, na qual os sentimentos bons e afetuosos se mostram, sigo passos ermos e solitários, mas na esperança de os encontrar.
$$$
A idéia, a que afago no peito e sorrio, é patentear a imensidade da paixão que soubera compreender a sua anunciação, postando-me à janela da sala de visitas que, por pouco, não é possível vislumbrar o mar, olhando as cúpulas de prata sobre pilares de ouro que se formam nas nuvens azuis e brancas do inverno, suplicando as esperanças que desnudem a meus olhos o ermo sáfaro em que me ficara a alma, aquando perdi as ilusões e fantasias que cobriam o peito.
$$$
Às vezes, súbita auréola de júbilo, que me resplandece a fronte, quando percebo eclipse de luz íntima que filtra claridade serena, que se derrama sobre os objetos e os envolve.
$$$
Paixão como a minha tem o seu incólume direito de ser implacável! Essa mulher que se entregou a mim com a mais sublime abnegação, essa mulher a quem a sorte ligou-me eternamente, essa mulher única, eu a amo, admiro-a
$$$
Não edifico cúpulas de prata; teço-as sobre pilares de ouro, e quem me ouve neste instante, deseja transformar os fulgores da noite em sonhos dentro de outros sonhos.
$$$
Esse amor que suscita uma ilusão de poeta, um sonho da imaginação, aqui está em sua realidade esplêndida.
#RIO DE JANEIRO(RJ), 13 DE JULHO DE 2020, 11:16 a.m.#

Comentários