Manoel Ferreira Neto ESCRITOR E CRÍTICO LITERÁRIO COMENTA O POEMA VIVER É VISIONAR# DA ESCRITORA POETISA E CRÍTICA LITERÁRIA Ana Júlia Machado



A vida são sínteses de todas as dimensões da gnose e do sensível à busca do Saber a etern-itude; trata-se de um parágrafo de um aforismo. A alma incendeia-se, as dimensões sensíveis abrasam-se, intelecto e razão entram em chamas ardentes "quando a existência abrevia-se", isto porque o desejo da existência por toda a jornada no mundo outro não fora senão o de compreender, entender, saber o que é existir, obter conhecimentos que saciem a sede de vida. O adágio "Nunca é tarde" é um princípio excelente para pensar o momento que a existência abrevia-se, a tarefa de buscar as dimensões espirituais é árdua, uma entrega imensurável. Uma excelente obra para compreender o que é isto a existência abreviar-se é A MORTE DE IVAN ILITCH, León Tostói, uma reflexão profunda sobre a morte. Antes do abreviamento havia a luz pela frente, todo o tempo do mundo para artificiar a espiritualidade, no abreviamento as trevas, como o próprio Ivan Ilitch o diz. A busca continua, os desejos continuam, as esperanças continuam, sobretudo o sonho do encontro do Ser, e pode ser realizado. Tenho as Letras que me habitam, idealizo a vida eterna através delas, a morte torna-se apenas contingência da vida.
----
Você, inestimável amiga, com este poema despertou os questionamentos que me residem acerca da Morte, e digo-lhe que são contundentes, mas, com efeito, mostra-me que as luzes ainda estão todas acesas para me enveredar nelas à procura do Ser. Quando for o momento, estarei pronto para enlaçá-la. Jamais me entreguei às coisas da contingência, não o será agora, agora é que me entrego mais aos sonhos e às esperanças
----
Tenho con-templado a sua obra nos últimos tempos e visiono que você se envereda por outra perspectiva; busca compreender a alma dos questionamentos da vida e morte, e assim tecendo a sua Visão Espiritual do Existir no Mundo. Mãos à obra, querida, você tem as Letras como cajado para conduzir suas buscas.
---
Beijos nossos, Aninha Júlia, Ana Júlia Machado, a você, à nossa amada e querida netinha Aninha Ricardo, à sua familia.


Manoel Ferreira Neto
$$$
VIVER É VISIONAR...


Abrasa-se a alma quando a existência abrevia
Ideias e incendeia mansamente
o espírito incessantemente que ausenta-se
e transita bem próximo das quimeras
que inquietam-nos que atrás delas
não sejamos ou nos desperdicemos.
----
Habitar é idealizar, crer e altercar
Para não tombar, mas se tombar for o trilho
pois que apareça quando
pretender pois residirei pronta para o enlaçar
tal como a qualquer diferente facto
que cabe-me ou encontre-se fadada.


Ana Júlia Machado


#RIO DE JANEIRO(RJ), 26 DE JULHO DE 2020, 22:29 p.m.#

Comentários