#ESPÍRITO DA COR-AGEM# GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: POEMA
Deixo o
silêncio
- palavras
verbais,
res-postas
verbais,
por vezes os
ventos
das
con-ting-ências levam,
foram apenas
palavras,
res-postas -
nos
declives,
curvas da
estrada,
na extensão
dos chapadões,
no vácuo das
igrejas,
no vazio dos
templos,
silêncio
irreversível,
...implacável...,
nos séculos
e milênios presentes
impreterivelmente,
des-velá-lo,
des-vendá-lo,
/...da
verdade só noções...,
intuições,
percepções!.../
Quem
silencia
!não
significa que con-sentiu!,
ao
contrário,
sentiu forte
e presente
a res-posta
jamais para
sempre
seria
esquecida,
jamais para
sempre
vento ou a
consumação dos tempos
levaria(m).
A vida quer
a cor-agem das decisões,
...das
posturas...,
...das
condutas...,
a vida quer
a honra e a dignidade
de sua
ec-sistência no mundo.
Magoar,
ressentir o homem,
seja no seu
orgulho,
seja na sua
sensibilidade,
isto acaba
sendo relevado
em nome do
perdão,
da desculpa,
alfim o dogma
diz que o
perdão
é
raiz da
castanheira
da
ressurreição,
contudo
fazê-lo com a vida,
a vida não
precisa de redenção, ressurreição,
a vida é
eterna,
sua
res-posta é categórica,
seu silêncio
é imortal.
A travessia
do homem
à vida
traz, na sua
algibeira,
alforje,
bojo,
o espírito
da cor-agem
insofismável
e incólume
das ações e
atitudes.
Deixo que
reserve
na mente
o lugar do
pensamento
dos éritos
do passado,
húmus e
sementes
da vida
que se fora
constituindo das
situações e
circunstâncias
das
imanências,
suas
ipseidades,
tornando-se
luz de si própria,
projetando-se
livremente
ao além da
simples e mera espiritualidade,
pro-jetando-se
ao verbo in-fin-itivo do ser.
O homem
desde a
eternidade serve
a um deus,
com o
ad-vento do cristianismo a Deus,
de quem
espera amparo,
proteção,
segurança nas con-tingências
da
ec-sistência,
de quem
espera a redenção, ressurreição.
Na verdade,
na verdade,
o homem
serve à vida,
ela é a
vereda para o verbo e para o ser.
A cor-agem
das decisões,
das
posturas,
das
condutas,
o que a vida
quer dos homens,
é justamente
para na morte
mergulharmo-nos
nela eternamente,
sermos-lhe
in-fin-itivamente
para sempre.
A fé
"si-mesma"
se real-iza
no constituir a querência da vida
das
decisões,
condutas e
posturas impreteríveis,
mordendo e
assoprando
os
dogmas.... e preceitos,
pois que com
eles a vida termina
no
!!!...
PARAÍSO CELESTIAL...!!!
#RIODEJANEIRO#,
09 DE MARÇO DE 2019#

Comentários
Postar um comentário