#SAUDADES MUCHAS, JOÃO COMUNITÁRIO# Manoel Ferreira Neto: TEXTO




Há pouco dissera que "Viver a vida é mais um recordar-se dela do que um viver direto, reto."


Recordei-me nesta madrugada, aquando deitei a cabeça no travesseiro, de manhãs as mais agradáveis e esplendidas, quando subia a Avenida Dom Pedro II, Curvelo, rumo a Rádio Comunitária de Curvelo para uma Entrevista com o inestimável amigo João Comunitário, no seu programa das onze ao meio dia. Recebia-me ele com reconhecimento e carinho inestimáveis, revelando a sua alegria e satisfação de estar contribuindo com a Cultura e as Artes - aquando Secretário de Cultura, aquando Ex-Secretário de Cultura -, com o seu jeitinho tímido. Não era ele de fazer perguntas nas Entrevistas, deixava-me à vontade no microfone, tecesse livremente os meus propósitos.


Não só nesta situação de Entrevista. Também na apresentação de minha peça teatral RESTOS DE MIM, no Sindicato dos Trabalhadores, à rua Afonso Pena. No primeiro aniversário de meu RAZÃO-INVERSA - SUPLEMENTO-CADERNO LITERÁRIO-FILOSOFIA, na Casa de Cultura, tendo sido ele quem discursara no evento. Todos os meses, residindo na cidade de Diamantina, viajava a Curvelo para comercializar o caderno acima, e assim que chegava à cidade procurava-o, e sempre aquele carinho e reconhecimento, para lhe entregar a edição em mão, durante três anos, tendo ele as quarenta e três edições. Fora ele um dos maiores incentivadores de minha jornada literária. E diante de todo este incentivo, apoio, doei-lhe todos os meus manuscritos, e sempre as mesmas palavras: "Guardarei os seus manuscritos para sempre com muito carinho e amor, Manoel. Sabe que sempre admirei as suas letras, a sua arte".


Muchas gracias, inestimável amigo João Comunitário, por todas as suas contribuições para a minha Literatura. Muitas saudades de você. Quem sabe algum dia nos encontremos aí em Curvelo, para aquele quebra-costelas cinchadito no máximo.


Saudades! Um grande abraço daqui do Rio de Janeiro de quem tem somente a agradecer-lhe por sua amizade.


#RIODEJANEIRO#, 18 DE MARÇO DE 2019#

Comentários