**BRIGA A BATATAS E MANDIOCAS** - Manoel Ferreira


Vencedores vencem dores. Sim, perfeitamente de acordo. Vencidos vencem o quê? Vencidos vencem idos. Que "idos" são estes? Os fracassos, as frustações, as desilusões, os desconsolos, as tristezas, as angústias, as carências, as falhas, as faltas, as alegrias, as satisfações, os prazeres, os êxtases, os gozos... Nossa! Os idos são a perder de vista. Vencer todos eles? Assim tomando em consideração, os vencidos tornam-se vencedores. A multidão de vencedores será inestimável. Andar nesta multidão hajam trejeitos corpóreos e psicológicos. Abanar o rabo para todos, sendo que não conseguiu tornar-se vencedor, continua vencido, e do modo como o vento está soprando, permanecerá vencido pela vida a fora.
"Aos vencedores as batatas", já dizia Machado de Assis, continua dizendo na sua obra. As batatas mesmo aos vencedores. Não ser vencedor e nem vencido é o melhor que se faz. Seguindo a vida como Deus quer, como fora determinada a sua missão no mundo e na terra. Para o vencedor, sempre vencedor na vida, o vencido que se tornou vencedor é um perfeito imbecil deveria ter continuado sendo vencido, jamais seria aos olhos dos outros ridicularizado - "Aquele ali era vencido, tornou-se vencedor!" Para o vencido, o vencedor é um ser de outro mundo, não há quem na vida não tenha tido, sentido, vivido, vivenciado tudo isso na vida, desde os fracassos aos gozos, de preferência seguindo a ordem, a elencação, e foi preciso dar volta e meia e passar por cima. Não vencendo, teriam simplesmente passado a vida em brancas nuvens, e muito mais sério que se arrastar pelas sarjetas das ruas e avenidas. Há-de se separá-los, caso contrário se matam. E aos vencidos, o que se mandam? Mandam as mandiocas. Já pensou que hilário os vencedores recebendo as batatas, jogadas neles, os vencidos jogando mandioca. Nem briga de foices no escuro é tão sarcástico, satírico!!! Os vencedores nesta briga seriam os mais prejudicados, a dor de uma mandioca bem grossa seja em que parte do corpo pegar é muito maior do que a de batatas. É o mesmo que uma briga de facão e foice. A diferença faz a diferença, isto é inconteste. Se vai brigar, quê seja foice com foice, facão com facão! E se entrarem em acordo: vamos brigar com a mesma coisa, vamos brigar a batatas ou a mandiocas. O resultado será honesto, digno: os vencidos venceram os vencedores a batatas. Quê despautério, hein: vencedores serem vencidos pelos vencidos a batatas! Ridículo. Humilhante, Vergonhoso.
Já o disse a reafirmo: há-de se separá-los, caso contrário se matam. Vencedores nos seus covis, vencidos nas suas coxias. E se os vencidos se tornarem vencedores que inventem outro local para eles, de preferência bem distante, a inveja triunfará no meio dos vencidos que não puderam ser vencedores, faltava-lhes o pedigree.



Manoel Ferreira Neto.
(06 de fevereiro de 2016)


Comentários