Sonia Gonçalves ESCRITORA POETISA E CRÍTICA LITERÁRIA COMENTA O AFORISMO 700 /**ARTE NÃO É APENAS PARA LOUCOS** (Data de Publicação: 22 de abril de 2018) ***
Nossa!
Boquiaberta com tuas verossímeis palavras, é realmente estupenda as artes por
ti mencionadas tomadas como parâmetros para sua composição, Manu...Concordo com
você, não vejo loucura, mas vejo certa agonia na pintura, dor física
talvez...quanto às lições por você assimiladas, devo dizer que só lhe fizeram
bem, olha só como enriqueceram seu mundo, acho que você tem alma de artista
pintor também, talvez por isso se uniu a uma pintora com alma de poesia.Texto
belo demais Manu, assim como você também me transformo ao vivenciar a arte
verdadeira essa de beleza singular como você descreve no texto e como ilustra
seu aforismo... Quanto ao tema esquizofrenia, nem vou me atrever a opinar por
conhecer bem pouco sobre, e poderia passar uma ideia errada sobre. Já fiz um
poema sobre ou dois, lá atrás porque minha amiga Su, tem alguém na família
tratado há anos com esse problema, sei que são pessoas inteligentes, mas
desligada do mundo ou ligada demais, sei lá, cada caso um caso. Gostei muito
quando diz sobre os livros nas estantes é fato, muitos "metidos"
escrevendo, e se achando o maior entre os maiores, os livros ficam lá
empoeirados, igual aos que compram curtidas aqui no face kkkkk compram
curtidas, não compram comentários pelo menos ainda né? rsrsr Bem, meus parabéns
meu querido! Texto de pura excelência, sem puxa-saquismo porque não sou disso e
você não precisa.Parabéns Manu...Bjos no <3
Sonia
Gonçalves
***
#AFORISMO
700/
ARTE NÃO
É APENAS PARA LOUCOS**
GRAÇA
FONTIS: PINTURA
Manoel
Ferreira Neto: AFORISMO
***
Não é a
loucura que vejo e observo num quadro de Van Gogh, a sua esquizofrenia, ou a
epilepsia num romance do mestre Dostoiévski - o único que me administrou as
lições das máximas mínimas da contingência, ipseidade, facticidade, em termos e
perspectivas o símbolo, o signo da alma humana, mas a expressão livre de um
homem, o dizer espontâneo de um indivíduo, a expressão livre de seu ser – só
assim numa obra de arte me re-conheço, pro-jecto-me a outras visões e
consciências do que sou, de quem sou, só assim numa obra de arte sou capaz de
trans-cender e ver além de minha contingência, dores e sofrimentos, alegrias e
felicidades, de meu estar-no-mundo, de sonhos e esperanças da eternidade, do
eterno da morte e de cinzas, só assim numa obra de arte posso sentir que a
criatividade me eleva e me real-iza, transforma-me, torna-me outro na outridade
de meu íntimo e de todas as suas dimensões de êxtases e prazeres, na alteridade
dos recônditos e regaços dos instintos ávidos de poder e liberdade, desejos e
vontades, querências outras. Além de que nem todo o louco ou epiléptico,
esquizofrênico é artista, a arte não é apenas para loucos, epilépticos,
esquizofrênicos, esquizóides, hipócritas e imbecis, bufões; na arte, porque na
escrita qualquer um deles pode fazê-lo, os hipócritas e os imbecis são os que
mais têm livros nas estantes das livrarias, os esquizofrênicos mais se ajuízam
os imortais, os que mais se aproximam da verdade, embora se lembrem de que o
real só exista na imaginação fértil.
***
Toda a
real-ização, por superior, implica o estar-no-mundo, ou seja a presença de um
corpo nele. Pobre bocado de carne tão perecível, tão degradado na miséria que a
cada instante o corrói ou ameaça.
(**RIO DE
JANEIRO**, 22 DE ABRIL DE 2018)🕵️
***
#RIO DE
JANEIRO(RJ), 04 DE JUNHO DE 2020, 13:19 P.M.#

Comentários
Postar um comentário