#ARBÍTRIO LIVRE DO ESPÍRITO GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: AFORISMO ****
#ARBÍTRIO LIVRE DO ESPÍRITO
GRAÇA FONTIS: PINTURA
Manoel Ferreira Neto: AFORISMO
****
Pudesse eu rasgar os verbos mais íntimos, melhor dizendo, pôr o rasga-verbos em ação, respeitando-lhes as puras regências, com suas gerências preliminares e substanciais, não me importando se não houver quem neste velho mundo sem porteira possa entender-me, compreender - serem verbos para ninguém e serem verbos para todos -, não digo de aceitar e endossar minhas palavras, mas saber que são as minhas verdades únicas, diria simplesmente que o adequado para mim teria sido não haver nascido, não ser, ser nada.
****
Noutro tempo, projetei a minha ilusão para além do homem, tal como os transmundanos. Mas para além do homem, realmente? Superei a mim próprio, levei a cinza do que fora para o auspício da colina e inventei um fogo de chama mais ardente, destas chamas que convidam a adentrar nelas e sentir todas as efusões de sofrimentos e dores.
****
Desejaria ser mais um espírito livre do que posso ser. Seria isto quimera, e nos instantes em que penso e sinto esta liberdade de espírito a que tanto aspiro eu não ser possível, agarro-me a ela, fantasiando-a, dando-a contornos de realidade e de uma verdade minha? Seria isto uma fantasia, e nos instantes em que sinto e penso esta liberdade de espírito que tanto busco e intenciono alcançar, sentindo-me no íntimo não só alegre e saltitante, contente e feliz, mas o silêncio em cujas dimensões contingenciais e divinas me ouço ser, não seguindo estereótipos nem ideias, ouvindo aplausos os mais efusivos, apenas o espírito em pleno gozo da sua liberdade ao encontro do que o preenche e o torna feliz sem estar preso a nada nem ninguém, apenas voar em liberdade e autenticidade com quem quer e como quer...
****
Há em cada coisa um milagre e um absurdo.
Rio de Janeiro, 22 de maio 2021, 13:05 p.m.
Comentários
Postar um comentário