NOS ANÚNCIOS DO VESTÍGIO GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: PROSA
O que faço e
fizer do tempo que me resta definirá minha existência.
A estes
segundos, por vezes, breves, muitos outros, longos e dilacerantes, que seguram
os olhos às palavras, chamo-los de encontro que é uma das expressões do que há
a se anunciar, das verdadeiras ações, possibilidades.
Vejo a vida
como o tempo e o lugar do encontro, do colóquio. Vejo o homem como um sinal,
sem sentido. “Homem de hoje que já dura há muito, que ainda durará muito, numa
duração e numa demora para a qual nenhuma contagem da ciência histórica jamais
implantará uma medida”. Útil ou inútil, aos olhos dos indivíduos, efêmera ou
não, será o resultado do que houver anunciado ou que houver silenciado - na
des-ocultação da anunciação, no des-velamento do silêncio, o quê?
Segue-se a
carruagem ao longo dos séculos sem freio ou lugar de parar. Se colocasse
vírgula após séculos, enfatizaria a idéia de desinteresse do encontro, do
colóquio, a passagem dos séculos já não deixa suas experiências, a carruagem,
vestígios das patas dos animais e rodas, ambos não despertam mínima vontade de
in-vestigação, mudança? Não a colocando, encontro-me indeciso: “O que não tem
freios ou lugar de parar, a carruagem ou os séculos”? A carruagem não é o sinal
dos séculos, milênios? Os séculos não são o sem-sentido? Quem sabe o que há a
dizer, anunciar, seja sem vírgulas? A pré-ocupação delas existe só em mim?
Os
passageiros, resignados à correria, olham o campo, florestas, vales que passam
rápidos, distanciando-se. O olhar encontra, muitas vezes, nos anúncios do
vestígio, no ser da vida coisas ainda mais esplendorosas e belas para nomear do
que os cactos e flores.
Não sabem se
se justificam, dizendo que resta a próxima paisagem, cenário. Não há estações
rodoviárias, de trem, pousadas. Houvesse um cocheiro! Há passageiros, animais
desenfreados a puxarem a carruagem. Se houvesse espécie de cercado, ostentando
um molho de capim, distante o suficiente para suscitar o desejo dos animais,
justificaria o próprio desenfreamento deles. Desejavam comê-lo.
Diante da
poeira dos ossos, impossível alguém saber se fui homem ou cavalo, isto se lhe
convier investigar, nos anúncios do vestígio, as pegadas deixadas na estrada.
Estranha a metáfora; contudo, em se tratando de segurar os olhos às palavras,
pouco importa se vazia ou profunda. Pouco importa até se metáfora ou figura de
estilo ou construção outras.
Após o que
fizer do tempo que me resta, creio ser-me de direito o último pedido, as
últimas palavras sobre o que fazer do corpo, enfim nele vivi por quase cinco
décadas, estúpidas e/ou esplendorosas, sofridas ou prazerosas. Sepultem-me no
infinito do deserto. Se houver quem se interesse em encontrar os restos
mortais, a carruagem, tendo cocheiro, poderá ser meio de locomoção. Não saberia
responder se camelo puxa carruagem. Isto não saberia. Tudo é possível, se não
há cocheiro.
O deserto é
um tempo de passagem, travessia. O deserto não tem lugar ou tempo; tem feição.
A miragem é se a carruagem pode cumprir o percurso, os passageiros não se
resignem a elas. A liberdade, sentido continuam à frente, ávidos de encontro e
exultação. O sentido, intuição a ser acolhida no recolhimento do tempo.
Não saberia
dizer se o mesmo número de anos, cinco, para um corpo tornar-se ossos, na
sepultura de cemitérios, acontece no deserto. Penso haver qualquer diferença.
Terra é terra. Areia, areia. Contudo, a tempo tentar encontrar; caso contrário,
tornado cinzas, o vento levará embora e não mais devolverá.
Se me
inspirasse noutras imagens, se recorresse a outros símbolos, indagaria, com
prepotência e arrogância, se o silêncio não é um deserto no deserto, sem ameaça
de regresso. Tanto mais simples as imagens, mais divinas e gloriosas, a ponto
de muitas vezes realmente se temer descrevê-las.
A carruagem
desenfreada não regressa, segue destino, os passageiros tentam se salvar
abraçados às orações, ditas no silêncio.
No deserto
da história, não são camelos a puxar a carruagem, e sim cavalos. No deserto e
solidão dos homens, há o que puxar o desejo de sentido e significado.
Sempre houve
carruagem de sonhos, provisões de palavras, que, deixados para trás, e nas
sendas perdidas tentados resgatar, para fazer a ligação do que se faz e o que
se fará, aliás, isto é o que definirá a existência, dito logo no intróito sendo
a bússola de orientação do camelo que fui, no deserto, ou do cavalo que
continuo sendo, no silêncio, que é o deserto do deserto.
O que resta?
Resta esperar; enfim a carruagem continua sendo puxada pelos cavalos, as
imagens dos rios e águas em movimento a se anunciarem na passagem, na
travessia. Esperar até que o “a-se-viver” se anuncia. Não se é referido ao
adiamento da vida. Quer dizer manter-me alerta e, em verdade, no interior do já
vivido, experienciado, em direção ao não-vivido, não-experienciado, que ainda
se guarda e se encobre no já vivido.
Desejo que
todos vêem a carruagem desenfreada, as pessoas olhando a paisagem, cenário,
passando rápidos, segurando às palavras de salvação. Sirvo-me delas. Há quem
possa entendê-las, a que vieram, o objetivo a que se propõem? Serem
inteligíveis à luz da linguagem e estilo, fácil, mas acolhidas, isto a quem
interessa, ou que utilidade possam ter?
A carruagem
desenfreada segue destino, tudo mais é imagem efêmera. Passarem carruagem e
imagem de olhos em olhos deixam apenas vagas sensações de vida.
#RIODEJANEIRO#,
21 DE MAIO DE 2019#
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