ASSIM NASCE UMA ESCRITORA#đŠ GRAĂA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: ENSAIO
"Pro-jectar-se significa abrir outros
horizontes, outras trilhas a serem palmilhadas."(Manoel Ferreira Neto)
A pintora, escritora e poetisa Graça Fontis assume
pro-jecto diferente Ă sua Arte da Pintura. Envereda-se pela Literatura, Prosa.
Se para o iniciante - quem começa a escrever, não
pertencendo a outra dimensĂŁo da Arte, como ela -, escrever Ă© angustiante,
desesperador... imagine quem pertence Ă Pintura embrenhar-se pelos caminhos das
Letras Ă© ainda mais angustiante, desesperador, de arrancar tufos de cabelos,
dar nĂłs gĂłrdios na lĂngua, encontrar a Linguagem, o Estilo, tornar o pensamento
linguagem, a linguagem pensamento, tornar-lhes transparentes, nĂtidos sĂŁo
tarefa de SĂsifo, leva-se a rocha atĂ© o cume da montanha, cujo objetivo Ă©
instalĂĄ-la no topo, mas ela rola para baixo, assim continuamente, a rocha
jamais instalada no cume.
A artista nĂŁo se intimida com esta travessia.
Deseja realizĂĄ-la nĂŁo apenas a contento, mas radicalmente. O seu objetivo sine
qua non Ă© comungar a Imagem e as Letras, arrancar da Imagem as Palavras, tornar
as Palavras Imagem.
Ă de ad-mirar-se a sua entrega. Nos seus textos
prosaicos, quer mostrar a que vem. Outra vereda para esta realização não seria
senão o mergulho profundo na sua sensibilidade, no seu "eu-poético",
"eu-plåstico". Numa con-versa nossa, após a produção de "NAS
SENDAS DA CRIAĂĂO", dissera-me que, para criar um texto, ela traz tudo o
que hĂĄ dentro de si no momento da pintura, e isto Ă© extremamente complexo, dĂĄ
vontade de arrancar-se de dentro, Ă© uma dor no peito sem limites, e esta
passagem elucida com primor o instante da criação literåria: "... à busca
da razĂŁo concebĂvel, nĂŁo perecĂvel no tempo e no devir...", a busca da
racionalidade da prosa, nĂŁo havendo alternativa senĂŁo "... deixo-me
arrastar pelo indomĂĄvel portento a abrigar-me nas matas brutas, caverna de
prisco odor neste influxo intrépido sem que se me extravie das ondas indÎmitas
irreverentes a emitirem uivos em desespero nas sendas da criação..."
Diz ela que a Poesia Ă© mais fĂĄcil de criar, Ă©
deixar os versos e estrofes nascerem à luz da sensibilidade, intuição,
percepção, criatividade. Sente-se livre com a Poesia. Mas ela não quer esta
liberdade, quer se sentir presa, amarrada, aguilhoada Ă razĂŁo, quer pensar o
pensamento que pensa, quer espremer os miolos.
QuĂȘ metĂĄfora esplendorosa cria para revelar como a
prosa se lhe manifesta: "... SĂŁo ĂĄrvores, ninhos, raĂzes, montados no
tempo, néctar dos desejos transcendendo passado, ventos e limites
arquitetÎnicos na ressuscitação densa e casual destes instantes aflitos,
impacientes..." A prosa é isto mesmo e transcende a isto, vai muito além.
Para mim, a prosa é uma verdadeira floresta fechada e hermética, em todas as
suas sendas corre-se riscos, estå-se ameaçado de todas as intempéries, o que
salva de ser engolido por ela Ă© a criatividade conciliada ao pensamento, Ă s
idéias, plagiando as suas palavras reveladoras: "... tropicålia mental dos
sonhos voadores".
E para identificar com categoria esta
"tropicĂĄlia mental" inicia a sua jornada na Filosofia, lendo autores
filĂłsofos. AliĂĄs, chegou a afirmar-me que desejava muito fazer faculdade de
filosofia, embrenhar-se nas idéias, pensamentos.
Este texto Ă© histĂłrico, Ă© um documento primoroso
para se conhecer não só a artista-plåstica, mas também a escritora, uma viagem
adentro a alma, a inconsciĂȘncia, ao inconsciente artĂstico. Para se ler e
entender Graça Fontis mister a leitura deste texto. Conheço, no real mesmo,
alguns escritores e poetas de primeira viagem que nĂŁo se dignaram a esta
reflexĂŁo, deixando que o tempo cuidasse de mostrar-lhes o caminho a seguir. A
escritora Graça Fontis nĂŁo. JĂĄ se dignou a fazĂȘ-lo na criação prosaica, o que
mostra o seu compromisso, responsabilidade com o pensamento, com as idéias. Por
onde passar nestas alamedas prosaicas haverĂĄ passos flexĂveis, a in-ovação, a
re-novação, isto é a Liberdade da Criação em questão, em jogo, à busca do Ser.
#RIODEJANEIRO#, 16 DE ABRIL DE 2019#
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