@MINÚCIAS DE UMA COMÉDIA, LOGO UMA FÁBULA@ GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: PROSA
ISHDRIM:
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Acarreto em mim a energia descomunal de questionar,
mais robustez que a robustez de uma questão. Porque a questão é uma
interpelação inferior ou casual e a refutação, a expectativa para que a
existência prossiga a sua expedição sem limites em procura do “Ser”, à cata de
suas águas transparentes e vítreas.
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CORO:
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Tu – quem és? Quem és – tu? És tu – quem? Quem tu –
és? Quem és – quem? O que é isso – ser tu? O que é tu – ser isso? Tu – quem
isso ser? Isso – quem é o ser?
És a esperança de fé que perpassa os tempos de
amanhã, do infinito, dos horizontes, do uni-verso, de confins, de arribas,
ornamentos de arrebiques; és a fé que suprassume as controvérsias dos desejos e
vontades do eterno e imortal; és a utopia da consciência-estética-ética, da
cristianidade, da transcendência, da divinidade, trans-elevância do absoluto;
és o desejo do belo e da beleza, de sonhos de encontro do ser, de ser o verbo
do sublime e eterno de ser a carne do perpétuo, da cáritas; és a
consciência-ética-estética que re-cria e cria outros uni-versos de sonhos e
quimeras, de fantasias e vontades da beleza resplandecente do amor e da
felicidade.
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ISHDRIM:
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Passo a vida a questionar-me acerca do meu eu, e
que cogito que até ao fim dos meus dias jamais vou saber o que realmente
pretendo. Pois não se afigura um tema simples. E, olhando ao nosso redor cada
dia ficamos com mais dúvidas, incertezas, aquele sentimento de haver-me tornado
um poço de equívocos e enganos. Sou eu ou o outro que está certo, mesmo sendo
um ser execrável, mas que é mais apreciado do que o ser que pensa ser genuíno?
Logra afigurar-se uma questão inadequada e sem significação. Curiosamente, a
réplica não se sacia com um acessível: “Chamo-me …, e para os amigos … e
profissão…”, e adicionar o habitual “às suas disposições e às de Divo”. Quê
encenação teatral de diplomacia e etiqueta, ainda na expectativa do coro a
declamar a luxúria dos deuses. A questão é muito mais penetrante e igualmente
não chega a largada célere e “filosófica”: “Eu sou eu (e as minhas razões) ”.
“E tu, quem és?” é uma questão de muita relevância e sublimidade. Creio ser
concentrada análise sobre mim próprio, sobre as convenientes capacidades e
carências. Para qualquer circunstância que se deseje conduzir a efeito deveras
na existência (isto é, para as coisas que representam e que nos cativam) é
necessário interrogar-se a si exclusivo acerca dos expedientes de que se
conciliam para alcançar o fim.
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Em primeiro lugar, coerentemente, é necessário
erudição em que posição nos achamos. Entendermo-nos do “A” ao “Z”: os
feedbacks, os prazeres, as propensões, as tendências, o jeito de cogitar.
“Entende-te a ti próprio” era para os helenos da Antiguidade a máxima erudição,
o rebo enviesado para a edificação do homem incorruptível.
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CORO:
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És tu – quem? Tu - quem és? Quem és – tu? És – tu
quem?
És o verbo que perpassa o sonho de esperança do
amor que fecunda o desejo de conhecer, concebe a sede de compreender o inaudito
do espírito de luz; és a poiésis nos interstícios das querências de alegrias
que preencham o vazio do ser; és a vontade que habita o sonho de fecundar o
verbo do amor, o verbo do ser e das quimeras, conjugando temas e temáticas nas
raízes do tempo, nas sementes dos re-versos, in-versos, avessos das querências,
contramãos das tristezas; és o amor da esperança de conhecer o que é o divino
em ti, em nós, nos homens.
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ISHDRIM:
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Deveras, quem quer que faça-se o feitor desta
máxima, redigida no templo de Delfos, alcançou em repleto. No princípio do
feito mais afamado de Sófocles, Édipo é-nos ostentado como rei e, ao mesmo
tempo, pai apoquentado pela epidemia que fustiga o seu povo. Partilha o seu
pesar, mas não se ajusta com expelir um berreiro infrutífero. Busca os meios
para achar o recurso para as imperfeições de Tebas. Édipo é um homem coeso que
alcança concretizações incontestáveis e não se lega capturar na mata dos
“desejaria”, “apreciaria de”, “inquieta-me”. O seu cunhado Creonte retorna do
oráculo de Delfos com a resolução, deportar o homicida de Layo (antigo rei de Tebas
e esposo de Yocasta). Mas quem era tal indivíduo? Após de questionar o
agoureiro Tirésias e um emissário de Corinto, Édipo encontra com a maior das
constrições que ele é o homicida de Layo, seu pai, e que reside em porte
incestuoso com a sua mãe. Quis conhecer a sua essência a todo o preço e
remunerou custoso, mas chegou a saber-se tal como era. Não é de admirar-se que
o final de Édipo fosse funesto. Exasperado, após de recuperar a sua cônjuge e
mãe estrangulada, orfana-se deliberadamente dos olhos, enterrando neles dois
broches da sua indumentária. E idêntico desataque conduz-nos a interrogar o que
é que teria sido melhor para Édipo: se insciência alegre, ou erudição
desventurada.
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O não-ser tudo imaterializa
O não-ser tudo deífico
O não-ser tudo baseia na essência
O não-ser tudo formata para ser usado
Tudo desmaterializa o não-ser
Tudo endeusa o não-ser
Tudo baseia na essência o não-ser
Tudo formata para ser usado o não-ser
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O não-ser tudo desabrocha.
O não-ser tudo aromatiza.
O não-ser tudo emprenha
O não-ser tudo despetala.
Tudo fica desnudo o não-ser
Tudo emprenha o não-ser
Tudo eflúvio o não-ser
Tudo desabrocha o não-ser
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O não-ser tudo enuncia.
O não-ser tudo captura conhecimento
O não-ser tudo psicológico
O não-ser tudo enternece.
Tudo enternece o não-ser.
Tudo psicológico o não-ser.
Tudo captura conhecimento o não-ser
Tudo enuncia o não-ser.
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Nos nossos dias são minúcias os indivíduos que
aventuram o conforto da existência que transportam para acharem a realidade acerca
de si exclusivos. A narrativa de Édipo é uma ocorrência limite. É uma comédia,
logo uma fábula. Mas o exemplo é claro: é relevante entender-se a si próprio. É
mais arriscada uma existência de quimeras que, não é mais que um lapso que
logra transportar-nos a uma existência que não ocorre de uma vida que é uma
aldrabice. Ele, ao entender-se, ingressou em exasperação. Mas ambulando a mesma
senda até à realidade, por que não terminar com um sublime final? Conseguimos
concretizar enormes factos no decorrer da nossa vida, porque perceberemos quem
somos, como operamos, quanto conseguimos conceder. Saber-nos a reentrante, é o
começo para toda a existência que queira existir em plenidão.
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CORO:
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Quem – somos nós? Nós – quem somos? Somos quem –
nós? Nós – quem somos?
A ausência de nós, a querência do múltiplo, o
instinto do obtuso, a busca do pleno, a vontade do absoluto, a perda, o
des-encontro, o vazio, o vácuo, o nada, as sorrelfas, os idílios, as nonadas,
travessias, os olhos voltados para o infinito, a alma no compasso do quotidiano
e do real em busca da presença das alegrias, prazeres, do eterno e imortal,
mesmo no vai-e-vem do efêmero e etéreo, mesmo na rede do sim e do não, mesmo na
dança escalafobética da contradição e das ambigüidades da consciência do
presente entrelaçada à consciência histórica.
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Somos nós – quem? Somos quem – nós? Nós quem –
somos?
Somos os braços para a-colher, envolver, afagar e
dar o colinho do peito ao outro, aos humildes, aos pobres, aos simples; somos o
coração para amar, somos o espírito para sensibilizar, somos a alma para
desejar, somos a vontade da paz, da felicidade, de nos encontrarmos, de nos
encontrarmos em Deus, nas emoções verdadeiras, nos sentimentos de compaixão,
solidariedade, somos a verdade à busca do Espírito Santo de nossos pecados e
culpas.
Que cantamos – nós? Nós – o que cantamos? Cantamos
o quê – nós?
A graça de sermos vocacionados à felicidade, à paz,
ao conhecimento de sermos quem somos; o espírito no ritmo das buscas do bem e
da compaixão, nos acordes do tempo e vivências, da solidariedade e da amizade,
a alma na musicalidade dos desejos de ser, da verdade.
De quem cantamos – a graça? A graça de quem -
cantamos? Cantamos a graça – de quem?
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ISHDRIM:
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O não-ser tudo abriga
O não-ser tudo alberga
O não-ser tudo reduze
O não-ser tudo dissimula
Tudo dissimula o não-ser
Tudo reduze o não-ser
Tudo abriga o não-ser
Tudo abriga o não-ser
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O não-ser tudo espelha
O não-ser tudo substitui
O não-ser tudo revive
O não-ser tudo renova
O não-ser tudo conserta
Tudo conserta o não-ser
Tudo renova o não-ser
Tudo revive o não-ser
Tudo revive o não-ser
Tudo espelha o não-ser.
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O não-ser totalidade
O não-ser enigma de totalidade
O não-ser incógnito de totalidade
O não-ser inacreditável de totalidade
De totalidade o não-ser inacreditável
De totalidade o não-ser xis
De totalidade o não-ser enigma
Totalidade o não-ser.
#riodejaneiro#, 29 de outubro de 2019#
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