ANIVERSÁRIO - O QUE É ISTO? - Manoel Ferreira


Certo ano, certo dia, certa hora, abrimos os olhos, estamos no mundo. Alegria, felicidade de nossos pais, seus amigos, conhecidos, o coração de todos esplende de prazer, satisfação. Este dia estará por sempre na memória de todos, dia que sentiram o que é isto o nascimento da Vida, e será considerado, homenageado o dia do Aniversário. Um ano... dez anos... trinta anos... Recebemos de coração os abraços, os mimos, os desejos e esperanças de nossas conquistas, realizações, vida plena de alegrias. Um dia que somente a nós pertencem, compartilhamo-lho com os nossos entes queridos.
Os anos passam, conquistamos isso, realizamos aquilo, acumulamos experiências, vivências, colocamos nossa vida em questão. No dia do Aniversário, abraços mais fortes, quebra-costelas cinchaditos no más, alfim para os amigos a nossa felicidade e também a felicidade deles. Há quem diga, sorrindo, olhos brilhantes: "Depois dos cinquenta anos não se faz mais aniversário..." Aí é que o aniversário possui o seu fundamento mais eidético e profundo: assistimos aos resultados de nossas entregas durante todo o ano a empreender outras jornadas em prol da Vida.
Após o cinquenta anos, quinquagésimo aniversário, sentimos que estamos comemorando a vida.
Até aos cinquenta e seis anos, recebi de alguns familiares, amigos, o tradicional abraço, o mimo, alguns cartões enviados via correio. Comemoravam mais um ano após o meu nascimento. No fundo, a alegria sim pelos cumprimentos, mas não sentia estar comemorando o meu aniversário, isto para mim era comemorar as conquistas, as realizações, os feitos, era tributar a minha vida.
Nos últimos três anos, sinto que comemoro o meu aniversário, faço-o em companhia daqueles que contribuíram, estenderam suas mãos para conquistas, realizações, compartilharam comigo os instantes e momentos de labutas, buscas, desejos, esperanças, utopias.
Agora mesmo estava assistindo a um Video dos 60 anos do cantor Elton John - uma vida inteira entregue à música, às suas esperanças e sonhos do Amor, da Paz, da Solidariedade, as suas contribuições sensíveis e espirituais à humanidade são inesquecíveis. Comemorava ele em 2007 os seus sessenta anos em companhia dos fãs, dos amigos. Exatamente neste momento o amigo Martins Islas chama-me no bate-papo: "Manoel, bom dia. O senhor poderia escrever algo sobre aniversário, daquele jeito erudito que a gente gosta deler e descansar e por cima a gente aprende com você".
As coisas acontecem surpreendentemente. Segundos antes da chamada do amigo Martins Islas, estava pensando que na passagem de meus 60 anos farei uma comemoração com todos os amigos on-line, um momento de muita alegria, mãos se estenderam, olhares perpassaram as minhas letras, as minhas idéias, concederam-lhes méritos e valores, então é tempo de comemorar a vida, sentir o meu aniversário.
Aniversário... Isto é aniversário: comemorar a vida de buscas, encontros, des-encontros, esperanças e sonhos, realizações e conquistas. tudo isso em nome da vida. Então, aniversário é comemorar a vida de braços dados com todas as vidas.

Manoel Ferreira Neto.

(21 de janeiro de 2016)

Comentários