#AFORISMO 18/POR ESTE MAR A FORA MINHA GAITA VOU TOCANDO# - GRAÇA FONTIS: PINTURA/Manoel Ferreira Neto: AFORISMO
#Ao
Rio de Janeiro, ao povo carioca, os meus sinceros respeitos e consideração!...#
Pers
além símbolos do ad-vir, cânticos de cânticos de plen-itudes entre-laçadas de
solstícios pretéritos in-verbais, seren-itude da alma que con-templa
circuns-pecta os horizontes longínquos, quiçá per-vagando o in-audito do
perpétuo, desejando re-colher, a-colher o espírito bíblico do paraíso sem a
imagem estereotipada, retró-grada da felicidade no campesino neoclássico da
natureza, da alegria incólume da pureza espiritual, sim com a contingência
dialética do verbo.
Reticências
pós metáforas que, quiçá, o mais abissal da inconsciência não endossou com
sentimentos de glórias e orgulhos o livre-arbítrio da cor-agem por se revelar e
o lídimo medo de se entregar à mercê das contingências, incompreensões e
discriminações, censuras e juízos, haver-se de silenciar, mas é mister catar
para re-colher os grãos... Reticências de idéias e pensamentos, protelando as
luzes do entendimento, da compreensão, eis a questão dos ideais para o
amanhã...
Sonho
das peren-itudes da vida no eidos do presente de buscas, encontros.
Quiçá
isto sejam sorrelfas da intuição do eterno que reside no pret-érito gen-ético
do ab-soluto, a alma apenas refestela-se no instante-limite do tempo,
con-cebendo de néctares o sublime do que há-de ser, libertando as dores e
sofrimentos, dando-lhes asas para sobrevoar os confins e arribas dos mistérios
do nada e vazio.
O
espírito, habitado de seivas do inter-dito de volúpias do divino, êxtases da
má-fé em vangloriar, jubilar, glor-ificar o efêmero, que retrograda a memória
rumo ao caos que origina o cosmos, o neoclássico fonte lídima do barroco.
Estética além do resplendor futuro das fontes re-versas e in-versas do etéreo.
A alma
per-vaga, o espírito con-templa as ad-jacências do sublime gerúndio que precede
o in-trans-itivo domus do tempol. A alma é origem do espírito e o espírito, a
origem da alma. O verbo é a origem da vontade de verdade e a vontade de verdade
é a origem da vontade de sabedoria. A éresis do sublime que habita os desejos
do eterno é origem da iríada da pureza que habita as fugas do efêmero.
Ah,
quem me dera agora o limite do instante que me inspira a trans-cendência,
ouvindo a música da perfeição linguística e semântica dos abismos ad-jacentes
às oliveiras da montanha, executada pela cítara e harpa do perene, violino e
guitarra do póstumo, cujos ritmos e melodias lembram a nostalgia, melancolia da
fonte de águas cristalinas ad-vinda do in-audito mistério perpétuo da cruz
simbólica do absoluto, "over and over again".
Viver
precede a vida, a vida posterga o ser do verbo de carne e ossos para o
des-encontro da morte, morrendo o limite do instante a prolongar o in-efável de
todos os sonhos re-colhidos e a-colhidos no part-ícipio sub-juntivo aquém do
verso bíblico rimando o soneto pectivo do vir-a-ser com a ópera clássica da
primavera antecedendo o in-verno das folhas que bebem o orvalho da madrugada no
banquete do alvorecer.
Pretéritos.
Gerúndios. Particípios. In-fin-itivos verbos do nada originando o pretérito do
vazio pers-crutado de vacuidades. Verbos do efêmero pers-crutando os idílios do
sempre-jamais, sorrelfas do jamais-sempre à busca sem bordas do pleno. Verbos
do ad-vir, porvir, há-de ser, evangelizando as palavras da prosa-poética do
impressionismo expressionista do grito antigo, ternura espiritual epitafiando
as epígrafes solenes e barrocas do cosmos que origina o caos verbal e
in-balizado, nonadas e pontes partidas da eterna morte que precede o morrer da
vida, travessias e quimeras do in-fin-itivo particípio do subjetivo, fonte
in-expressível do telos do destino.
O onírico
espera-me em estado de êxtase para reverenciar o Avalon de orvalhos e neblinas
da nova estética de verbos cítaros da con-tingência plena de esperanças.
(**RIO
DE JANEIRO**, 07 DE JULHO DE 2017)
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